DO BLOG DE MAURÍLIO FERREIRA LIMA
charlesnasci@yahoo.com.br
No capitalismo, os momentos de maior euforia e de grandes lucros ocorrem nas reconstruções de países devastados por guerras ou catástrofes naturais. A reconstrução da Europa e do Japão após a II Guerra Mundial consolidou a pujança da economia americana. A reconstrução de Nova Orleans, após o rompimento dos diques, ainda hoje gera fabulosos lucros. O Iraque, mesmo ainda em guerra, é uma fonte de lucros.
O Japão é um país que tem uma elite dominante e governante de alta competência, além de empresas multinacionais dirigidas profissionalmente. A reconstrução do País devastado pelo terremoto e tsunami será imediata e um dos mais formidáveis canteiros de obras do capitalismo moderno será montado imediatamente.
Haverá contratos bilionários para empresas estrangeiras ligadas a construção civil e as empresas brasileiras que possam fornecer qualquer equipamento para essa atividade, como barras de ferro retorcido para concretagem, cantoneiras, cimento, madeira e britadeiras podem começar a investir na produção, pois a demanda será gigantesca por muitos anos. A festa começará logo e quem esperar para ver como é que vai ficar irá perder o bonde da história.
Maurílio Ferreira Lima