Confira a íntegra do discurso do deputado estadual Pedro Serafim Neto (PDT):
"Quero parabenizar o governador Eduardo Campos e o secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Estado Antônio Carlos Maranhão, pela mais nova parceria feita com o SENAI e o SENAC na tentativa de criar mais oportunidades de emprego e qualificação profissional as mais de 5 mil pessoas beneficiadas pelo projeto NOVOS TALENTOS.
Eu, senhores deputados e senhoras deputadas, não podia deixar de registrar a importância deste convênio firmado, pois a população bem qualificada se torna a mola propulsora da economia do Estado.
Como bem falou o governador e o secretário Antônio Carlos, o projetoNOVOS TALENTOS irá beneficiar, a partir deste mês até dezembro deste ano, mais de cinco mil jovens e adultos.
Nós sabemos que SUAPE não para de produzir trabalho e crescimento.E com a chegada da copa de 2014, precisamos ter mais trabalhadores especializados para receberem turistas de todos os lugares do mundo.
Os cursos de indústria, serviços, comércio, turismo, entre outros, irão atender a esse público e a industrialização.
Pernambuco é o berço dos recursos humanos no país e irá, não só aumentar o seu PIB, mas também aumentar a qualidade de vida de muitas famílias.
Outro motivo para eu me sentir lisonjeado é ver o município de Ipojuca entre os 15 a serem sediados pelos cursos. Ipojuca que já tem a cara de empregabilidade e qualidade de vida, está recebendo mais esse projeto do governo do Estado de Pernambuco. Assim como Ipojuca, parabenizo os prefeitos das demais cidades como o Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Rio Formoso e as outras onze beneficiadas.
Parabenizo o secretário de educação do Estado o professor Anderson Gomes, o presidente do Sistema Fecomercio/SENAC/SESC Josias Albuquerque e o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) Jorge Corte Real.
Dizer que Pernambuco é o celeiro do profissionalismo industrial não é mais utopia. A intenção do governador Eduardo Campos é de qualificar mais de 20 mil trabalhadores até 2013 e aperfeiçoar 5 mil que já estão trabalhando em SUAPE como ajudante, para que esses sejam promovidos e passem a ser operadores qualificados.
Nossas escolas estaduais passaram de 4 mil para quase 100 mil alunos. A cada micro-região teremos uma universidade e atrelado a isso podemos comemorar, também, os mais de mil e duzentos mestres e doutores recebendo bolsas de pós-graduação.
Também até 2013 teremos 200 profissionais formados para atuar como professores e instrutures nos cursos de formação inicial e qualificação profissional báscia nas áreas de interesse da Cadeia de Petróleo e Gás.
Para encerrar, Pernambuco tem no profissionalizante, passando pelo técnico até a pós-graduação muitos incentivos e investimentos que agregam o conhecimento ao crescimento intelectual e industrial do Estado de Pernambuco."