DA CNM
charlesnasci@yahoo.com.br
O número de pessoas suspeitas de lavagem de dinheiro no país cresceu 153% em 2010, de acordo com relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda.Foram identificadas 24.168 pessoas, com nomes possivelmente ligados a operações de lavagem de dinheiro no Brasil e citados em mais de mil relatórios sobre operações suspeitas pelo Coaf.
Em 2009, o órgão registrou 9.522 pessoas como suspeitas e os dados servem de base para a abertura de investigações pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. O Conselho monitora principalmente operações em setores como loterias, cartões de crédito, lojas de jóias, compra de imóveis, mercado de seguros e previdência.
As movimentações financeiras “atípicas” recebem atenção especial das instituições financeiras que informam seus detalhes ao Coaf, pois podem estar encobrindo ações ilegais. Apenas entre janeiro e abril de 2011 já foram comunicadas ao Conselho 11.693 operações suspeitas.
Uma preocupação das autoridades brasileiras com relação à lavagem de dinheiro e a proximidade de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O presidente do Coaf, Antonio Gustavo Rodrigues, afirma que os órgãos têm se articulado no sentido de evitar superfaturamento de obras, algo mais ligado à corrupção do que propriamente à lavagem de dinheiro.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil