O vereador Walter Borges (centro) voltou a demonstrar, mais do que nunca, que goza do respeito e do prestígio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e até já aposta que suas chances de vir a concorrer à Prefeitura de Casinhas, em 2012, só irão aumentar a partir de agora (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM
charlesnasci@yahoo.com.br
O principal compromisso do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no último domingo, dia 3 de julho, foi uma visita à comunidade do Diogo, no município de Casinhas, para participar da festa que comemorou os 25 anos de trajetória política do vereador Walter Borges (PMN), de quem é um grande amigo – "desde os tempos do meu avô, o já falecido ex-governador do Estado, Miguel Arraes", como o próprio Eduardo declarou em pronunciamento público feito na ocasião – e pelo qual o socialista sempre faz questão de tratar "como um de meus mais fiéis aliados políticos no Agreste Setentrional do Estado".
Acompanhado da primeira-dama Renata Campos, o governador chegou à residência do vereador (local onde aconteceu a festa) por volta das 13h30 da tarde, após ter pousado de helicóptero minutos antes no campo de futebol do Colégio Marista Pio XII, na cidade de Surubim. A festa, que foi prestigiada por cerca de mil convidados, reuniu prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, secretários e empresários de toda região, além de eleitores, familiares e amigos do homenageado.
Na chegada, Eduardo foi saudado com muitos aplausos pelos convidados, que assediaram bastante o governador, ávidos para garantir uma foto ao seu lado. Ele, além de atender a tietagem que tomou conta do lugar com simpatia e o carisma de sempre, ainda fez questão de cumprimentar todos os presentes, mesa por mesa. Além do governador Eduardo Campos, nossa reportagem também anotou as presenças do padre Antônio Maria – que aportou pela terceira vez no município atendendo convite de Walter –, do deputado federal licenciado e atual secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB) e dos prefeitos João Camêlo (Casinhas/PTB), João Lira (Bom Jardim/Sem partido) e Elizeu João de Souza (Santa Maria do Cambucá/PSB).
A ex-prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, também roubou a cena na festa. Ela foi anotada em companhia das duas filhas, Rossana e Raíssa (Foto: Charles Nascimento)
Uma convidada em especial, no entanto, acabou roubando a cena, chamando a atenção e atiçando a curiosidade de muita gente presente no local: a ex-prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa (PSB). Foi a primeira vez desde que romperam, em 2005, que ela e seu sucessor e ex-aliado político, João Camêlo, foram vistos frente a frente um do outro (apesar de não se cumprimentarem), num momento em são soprados em todo o município diversos boatos e especulações dando conta de que "nos bastidores" está sendo articulado uma possível aproximação entre eles com vistas às eleições do próximo ano (Confira, a qualquer momento, uma matéria sobre o assunto, aqui, no +CASINHAS.COM).
A primeira-dama Renata Campos não conteve as lágrimas e se emocionou bastante durante a celebração do batismo de Joana Sofia, filha do vereador Walter Borges (Foto: Arquivo pessoal)
Batizado – Além da comemoração dos 25 anos de vida pública do vereador Walter Borges, a festa também foi marcada pela celebração do batizado da filha dele, Joana Sofia. Celebrado pelos padres Lucena e Antônio Maria, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Diogo, foi acompanhado pessoalmente do começo ao fim pelo governador Eduardo Campos e a primeira-dama Renata Campos, que não conseguiu esconder sua emoção durante a cerimônia. Ao ser convidado por Walter, ao fim da celebração, para fazer um pronunciamento, Eduardo teceu vários comentários elogiosos sobre a trajetória do aliado e afirmou que estava ali, naquele momento, "não como político, mas como amigo do vereador Walter Borges" (Confira, a qualquer momento, a íntegra do pronunciamento do governador Eduardo Campos, aqui, no +CASINHAS.COM)
Walter – O vereador Walter Borges ocupa, pela segunda vez, o cargo de vereador no município de Casinhas e assumiu, há alguns meses atrás, a condição de pré-candidato a prefeito, passando a disputar a atenção do prefeito João Camêlo, que já foi reeleito, ao lado de outros cinco prefeituráveis do grupo político da situação. Recentemente, porém, passou a admitir que, como liderado do governador Eduardo Campos, não descarta a possibilidade, inclusive, de enveredar para o palanque da oposição. "O que Eduardo decidir, eu topo", afirma.
Polêmico, ocupou no ano passado o noticiário dos principais blogs do Estado e as páginas políticas de um grande jornal pernambucano ao se rebelar contra a direção estadual do seu atual partido, o PMN, afirmando que não votaria no candidato da oposição apoiado pela sigla ao Governo do Estado, Jarbas Vasconcelos, mas sim em Eduardo Campos, então candidato à reeleição, o que desobedecia a lei da fidelidade partidária. Apesar da ameaça de perder o mandato, Walter manteve sua decisão até o fim. "Entre perder meu mandato e votar com Eduardo, eu ficou com o segundo", afirmou aos quatro ventos.
Recentemente, numa entrevista a uma emissora de rádio, ele próprio fez questão de traçar alguns momentos da sua trajetória política: "Comecei na política nos tempos do senador Antônio Farias, do ex-deputado Dr. Adalberto Farias, pai de Danilo Cabral (atual secretário das Cidades de Pernambuco), e do ex-prefeito de Surubim José Arruda. Trabalhei como secretário em Casinhas, fui oficial de gabinete da então vereadora do Recife, Geralda Farias. Também fui carteiro, quebrei pedra no Diogo, acordava às quatro da manhã com meu pai para ir vender frutas e verduras na feira. Minha vida, pra chegar até aqui hoje, não foi fácil não. Agora, é aquela velha história: sempre com respeito, com integridade e com moral".