terça-feira, 30 de agosto de 2011
Dilma vai lançar o Plano Nacional de Educação Médica
De acordo com a presidente Dilma, nesta terça (30), em Garanhuns, o Plano nacional de Educação Médica será criado com o objetivo de ampliar a oferta de profissionais médicos no interior do país (Foto: Roberto Stuckert Filho)
DO BLOG DE MAGNO MARTINS
charlesnasci@yahoo.com.br
Com o objetivo de ampliar a oferta de profissionais médicos no interior do país, a presidenta Dilma Rousseff anunciou,hoje, que determinou aos ministérios da Educação e da Saúde a criação de um Plano Nacional de Educação Médica. Segundo o blog do Planalto, com o plano, o governo espera aumentar em 4,5 mil o número de médicos que se formam por ano e, ao mesmo tempo, interiorizar o curso de Medicina. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma durante aula inaugural do curso de Medicina do campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco.
"Neste plano está incluída também a interiorização da residência médica para assegurar que os estudantes destas regiões tenham uma residência de extrema qualidade. Esse processo é um processo em que nós não vamos medir esforços na garantia de qualidade, sobretudo no processo de residência médica, e focando num grave problema que nos aflige, que é a formação de médicos".
A presidenta iniciou a aula inaugural lembrando que os 40 alunos integrantes da primeira turma do curso "fizeram uma escolha difícil e de grande responsabilidade", pois superaram enormes desafios. De acordo com a presidenta, esses estudantes, a partir de agora, vão se dedicar com intensidade ao curso, por tratar-se de uma profissão cujo centro da atenção é a pessoa humana. E o mais importante, conforme destacou, é o fato de que ao concluírem Medicina poderão trabalhar no interior do país, "onde o Brasil mais precisa de médicos".