Do Diario de Pernambuco (Rebeca Silva)
charlesnasci@yahoo.com.br
O ex-deputado federal Luiz Gonzaga Andrade de Vasconcelos foi enterrado na última terça-feira (24) no Cemitério de São José, em Surubim, Agreste de Pernambuco. Ele morreu no domingo, aos 78 anos, vítima de complicações respiratórias. Gonzaga estava internado há cerca de 15 dias no Hospital Santa Joana, dos quais passou dois sobre efeito de sedativos. De acordo com o irmão dele, Josafá Vasconcelos, o ex-parlamentar "já vinha passando por muitos problemas de saúde, pois tinha diabetes, problemas cardíacos e foi fumante. Ele chegou a dar três entradas na Unidade Intensiva ano passado".
Conhecido como doutor Gonzaga, o ex-deputado é muito lembrado pelo jeito sério e principalmente pela atuação política e conquistas. De acordo com o ex-prefeito de Surubim, Antônio Barros, Luiz Gonzaga foi responsável por trazer recursos, melhorando a educação e o abastecimento de água para a cidade. Gonzaga Vasconcelos começou a carreira política aos 22 anos como vereador da sua cidade natal, Surubim. Posteriormente foi para o Recife, onde foi delegado, vereador, deputado estadual por um mandato e federal por quatro.
Também foi secretário de Justiça de Pernambuco no Governo de Marco Maciel (DEM) e tesoureiro Nacional da Arena entre 1975 e 1979, partido do governo que apoiava o regime militar. Participou d Missão das Américas pela Associação Interparlamentar de Turismo e da 4ª Conferência do parlamento Latino-americano, em Roma, representando o Congresso nacional. Em 1987 resolveu abandonar a política e não disputar mais mandatos federais. (Foto: Blog iSurubim)