Por Marilene Firmo*
Nacional
O Brasil agora ocupa a 6ª posição econômica a nível mundial. Por um lado, se constitui um aspecto muito positivo no sentido de aumentar a credibilidade internacional,ou seja, diminui o risco Brasil, podendo atrair mais investimentos e investidores para o país. Por outro lado, observando a disparidade entre ricos e pobres no país, de uma forma bem concreta, podemos perceber que não é tão vantajoso assim e que, por isso mesmo, esse resultado deve servir como estímulo para o governo investir mais e fortemente em políticas públicas.
Elefantes Brancos da Copa do Mundo de 2014
Com relação à Copa do Mundo de 2014, é muito dinheiro investido e dessa forma é essencial se pensar em uma estratégia econômico-financeira e administrativa nas obras que serão construídas, para que não sejam úteis apenas durante a Copa, mas que possam beneficiar os brasileiros até mesmo depois desta. Pois, do contrário, podemos correr o risco de vermos serem jogados milhões na lata do lixo na construção de elefantes brancos, ou seja, estádios/arenas, por exemplo, que depois não acabam servindo para nada.
Estadual
Pernambuco com saldo positivo em 2011
Pernambuco fechou o ano com um saldo positivo com a política econômica implantada pelo governo, desde sua primeira gestão, e que até agora tem dado certo. Uma prova é o número de empresas que têm se instalado no estado. E pelo caminho que está seguindo, 2012 não será diferente. O bom é que o investimento que o governador Eduardo Campos (PSB) tem buscado para o estado não é centralizado, restrito apenas a algumas regiões como zona da mata e capital, por exemplo, mas todas as regiões têm sido beneficiadas, do litoral ao sertão. Parece óbvio o que está sendo colocado, mas tem estados em que a preocupação se restringe mais a algumas regiões.
Local
Fábrica de cimento em Surubim
A fábrica de cimento que foi trazida para Surubim e que agora em 2012 será inaugurada, está sendo vista como uma conquista positiva para o município, pois trará empregos para a região. Mas, segundo informações de uma fonte, essa mesma fábrica foi cogitada para ser instalada em outros municípios do estado de Pernambuco e não foi aceito por eles, por conta do impacto ambiental. É bom que se saiba que as pessoas que moram na região logo irão sentir o efeito na aspiração do ar atmosférico que, com toda certeza, vai ter mudanças.
*Marilene Firmo é jornalista e, a partir de agora, passa escrever sobre Economia todas as segundas-feiras com exclusividade aqui no Blog.