Subscribe:
.

sábado, 10 de março de 2012

Tempestade solar afeta comunicações por rádio

Da Agência Brasil

charlesnasci@yahoo.com.br

A atmosfera terrestre foi atingida nessa quinta-feira (8) por uma das maiores tempestades solares dos últimos cinco anos. O fenômeno afetou as comunicações por rádio e forçou algumas companhias aéreas a mudar trajetos para evitar regiões polares, segundo a agência espacial norte-americana, a Nasa. Imagens da tempestade solar foram feitas pelo Observatório Solar Heliosférico (Soho), que capturou as partículas desde o dia 6, quando o fenômeno começou.

Bombardeio solar não para e voltou a castigar ainda mais a Terra nesta sexta-feira (9). A intensidade foi ainda maior que a observada no dia anterior e que produziu auroras no hemisfério norte (Imagem: Canadian Press/Bill Braden)  
"Nos comunicaram a ocorrência de perturbações nas comunicações por rádio e no sistema GPS", informou a agência. Em outro trecho, a Nasa acrescentou que uma suspensão momentânea das transmissões por rádio obrigou as companhias aéreas a modificar as rotas dos aviões para evitar as regiões polares. "A Nasa se limita a acompanhar a tempestade solar desde a formação até atingir a atmosfera terrestre".

O fenômeno da tempestade solar começou a ser observado em alguns locais do planeta no último dia 6, mas nessa quinta-feira foi visto de forma mais intensa. Os ventos cósmicos carregados de partículas solares avançavam em grande velocidade - entre 100 quilômetros por segundo e 2.500 quilômetros por segundo - e atingiram a atmosfera terrestre, segundo a Administração dos Oceanos e da Atmosfera norte-americana (Noaa). 



Clique aqui e leia a íntegra da matéria