Subscribe:
.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

As surpresas da política

João Camêlo (Foto: Charles Nascimento)
Do jornal CORREIO DO AGRESTE

charlesnasci@yahoo.com.br

Os entendimentos entre os múltiplos partidos, as amarrações para as coligações na majoritária (prefeito) e na proporcional (vereador) tem resultado em surpresas por toda a região. Entre elas, destacamos, em Surubim, a desistência do vereador Murilo Barbosa (PTB) em candidatar-se à reeleição. Sua situação tornou-se complicada após Fábio, seu irmão, ter sido indicado para o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Túlio Vieira (PT). 

Por outro lado, a presidente municipal do seu partido, Joana Leal, foi convidada por Ana Célia, candidata do PSB à Prefeitura de Surubim, para compor sua chapa, também como vice. Murilo traz em sua bagagem um mandato como prefeito de Surubim, além de ser vereador, e parecia ter garantido sua reeleição. Diante desse fato novo, o futuro político de Murilo, em face dos quatro anos seguintes sem atuação parlamentar, parece nebuloso. Talvez ele encerre sua carreira, mas pode ser que, com as baterias recarregadas, retorne à vida pública com toda a energia no pleito seguinte. 

Outra surpresa foi a adesão da principal liderança sindical, Israel Crispim, à chapa do PSB, contradizendo todas as expectativas, sobretudo por conta de sua companheira, Djaci, ser vereadora do PT. Contou para isso os oito anos incompletos de enganações sofridas pelo Sindicato por parte do prefeito petista Flávio Nóbrega. Nesse período, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim foi tratado à margem das decisões municipais no que tange às ações na área rural do município. 

Mas, o incrível aconteceu em Casinhas. O atual prefeito João Camêlo (PTB) (foto), após vários ensaios para indicar seu sucessor, surpreendeu a todos, deixando indignados seus correligionários. Ele, simplesmente, passou a apoiar Rosineide Barbosa (PSDB), adversária ferrenha de seu grupo político. O colunista Charles Nascimento, em sua coluna "Casinhas em Foco", nos revela mais detalhes sobre essa reviravolta inesperada, deixando-nos com a forte sensação de que "em política o impossível acontece". 

EDITORIAL – O jornal CORREIO DO AGRESTE, na sua mais recente edição, também repercutiu, em trecho da "Carta do Editor", o polêmico acordo político selado entre o atual prefeito de Casinhas, João Camêlo, e a ex-prefeita Rosineide Barbosa, que é candidata pela 4ª vez ao executivo local no pleito municipal do próximo dia 7 de outubro. Confira: 

"Na edição nº 221, em destaque, focalizamos o prefeito João Camêlo anunciando para o mês de maio a revelação do pré-cnadidato do seu partido a prefeito de Casinhas. as especulações eram enormes. Cinco nomes se revezavam na boca do povo casinhense. 

Já no mês de junho, aparece-nos João Camêlo com uma decisão inesperada: devolveu o mandato à sua antecessora, com quem houvera se desentendido por quase oito anos seguidos. Seus correligionários, decepcionados, falaram "cobras e lagartos" de sua atitude após tomarem conhecimento dessa manobra. Dentre as surpresas de campanha elencadas na coluna "Conjuntura Política", esta, sem dúvidas, foi a maior de todas".