Helena (dir) com a mãe, Edilma |
charlesnasci@yahoo.com.br
O programa de intercâmbio cultural custeado pelo governo estadual enviou na última quarta-feira (1º de agosto) os primeiros 27 alunos para os Estados Unidos, onde passarão seis meses aprendendo a língua inglesa. Até o fim de agosto, serão enviados outros 563 alunos tanto para o EUA quanto para o Canadá. E em janeiro do próximo ano, mais 425 estudantes serão enviados para Nova Zelândia e para países de língua espanhola.
Maria Helena, 16, que tem raízes familiares no Diogo, no município de Casinhas, reside em Barra de Jangada, no Recife (Fotos: Orkut/Arquivo Pessoal/Reprodução) |
Mas a conquista desse sonho tanto pra nossa Helena como pro restante dos estudantes selecionados pelo "Ganhe o Mundo" não foi fácil: exigiu muita dedicação e disciplina. Para passarem pela criteriosa seleção do programa, eles precisaram assistir às aulas do intensivão de inglês e, ao final dos dois semestres do curso, atingir a maior média. Além disso, seu desempenho nas demais matérias e a assiduidade no colégio também foram levados em consideração.
À ela e aos demais selecionados será oferecida uma bolsa mensal no valor de U$300 doláres, mais seguro saúde para a permanência dos estudantes no país estrangeiro. Os alunos ficarão hospedados em casas de famílias norte-americanas, o que ajuda na aprendizagem do idioma. Além do inglês, os intercambistas cursarão, durante o semestre letivo, as disciplinas de artes, educação física e tecnologia.