Subscribe:
.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Nave russa se desintegra sobre Oceano Pacífico

Do Portal iG
charlesnasci@yahoo.com.br

A espaçonave russa "Progress M-27M" alcançou o solo terrestre nesta quinta-feira (8). O foguete, que estava caindo descontroladamente em direção à Terra, desintegrou-se sobre o Oceano Pacífico nesta madrugada, sem provocar danos.
Oceano Pacífico (Foto: Reuters/Reprodução)
"A nave Progress M-27M deixou de existir às 5h04 de Moscou (23h04 de quinta-feira, no horário de Brasília) de 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera ocorreu sobre a parte central do Oceano Pacífico", informou a agência espacial russa, Roscosmos, em um comunicado. Por sua vez, o comando especial dos Estados Unidos informou que fragmentos do foguete podem ter caído ao longo da costa chilena. Com sete toneladas, o cargueiro foi lançado em 28 de abril da base russa de Baikonur, no Cazaquistão, e tinha como meta levar suprimentos aos astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Clique e leia também:

Logo após o lançamento, foram registrados problemas técnicos que fizeram com que as equipes de comando perdessem o controle da nave, a qual começou a precipitar em direção à Terra. A perda da nave russa gera um prejuízo de cerca de 500 milhões de euros, mas não coloca em risco a tripulação da ISS, que ainda tem suprimentos e reservas para vários meses. No dia 19 de junho, uma outra espaçonave, a Dragon, da empresa norte-americana SpaceX, deverá chegar à estação para abastecimento.