Subscribe:
.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Casinhas e Surubim sediam o I Seminário da Cajucultura do Agreste Setentrional nos dias 24 e 25 de novembro

A introdução do caju anão precoce na agricultura dos municípios da região será o foco do evento (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

As cidades de Casinhas e Surubim, no agreste pernambucano, sediam nos próximos dias 24 e 25 de novembro o I Seminário da Cajucultura do Agreste Setentrional. A iniciativa é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com as prefeituras de Casinhas, Surubim, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Bom Jardim e Frei Miguelinho. No dia 24, o seminário acontece em Surubim, na Escola Técnica Senador Antônio Farias. No dia seguinte, será realizado em Casinhas, em local ainda a ser definido pela organização do evento.

A programação do evento constará de palestras, debates e oficinas. "O seminário visa discutir os primeiros passos no qual vários municípios do nosso Agreste, inclusive Casinhas, estão empenhados na tentativa de soerguer economicamente a cajucultura em nossa região com a introdução do caju anão precoce. Questões muito importantes serão colocadas em pauta, como a substituição dos pomares antigos, que chamamos de 'pé franco', o processamento industrial, a produção de mudas, clones e manejos do cajueiro, dentre outras", explicou Walter Borges, que encabeça junto com a Embrapa o planejamento geral do evento. Confira, abaixo, a programação completa e a lista com os palestrantes do seminário:

UNIDOS PELA CAJUCULTURA  No final do mês de junho deste ano, um grupo formado por alguns gestores municipais do Agreste Setentrional (Rosineide Barbosa, de Casinhas; Túlio Vieira, Surubim; Daniel Almeida, Vertente do Lério; Alex Robevam, Santa Maria do Cambucá; e o vice-prefeito Antônio Belarmino, Bom Jardim) visitaram o Campo Experimental da Embrapa, na cidade de Pacajus, no Ceará. Juntos, eles conheceram de perto como é realizado o cultivo e manejo do cajueiro anão, para posterior introdução das técnicas em seus municípios de origem. 

Já no mês seguinte, uma comitiva liderada pela prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa (formada por vereadores, assessores e agricultores do município), realizou uma visita técnica à microrregião de Picos, no Piauí. O objetivo da viagem foi conhecer o canteiro de mudas de caju anão precoce da Codevasf e os êxitos da experiência daquele estado no aproveitamento do fruto do cajueiro. Na volta, a prefeita implantou a primeira área experimental do cajueiro anão precoce na zona rural de Casinhas  exemplo que também deverá ser seguido por outros municípios da região.