Subscribe:
.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

A medicina em alerta: pela primeira vez no mundo, zika vírus é relacionado a microcefalia em bebê

Foto: Reprodução
Do Portal UOL
charlesnasci@yahoo.com.br

O Ministério da Saúde confirmou, na tarde desta terça-feira (17), a presença de zika vírus em duas gestantes da Paraíba que estão com bebês no útero já diagnosticados com microcefalia. Essa foi a primeira confirmação no mundo da relação entre o vírus e o problema que atinge o Nordeste --até ontem já foram registrados 399 casos.

Na última quarta-feira (11), o Ministério da Saúde decretou emergência em saúde pública de importância nacional devido ao aumento de casos na região. "Foi identificado o zika vírus em líquido amniótico colhido de duas gestantes da Paraíba que haviam apresentado, por ultrassom, de que havia desenvolvimento da criança com microcefalia, em particular dentro do útero. A Fundação Oswaldo Cruz, por três técnicas diferentes, confirmou o mesmo resultado", disse o diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

Apesar da confirmação, por se tratar de um caso novo no mundo, não pode ser tratado como certeza. "Isso fecha diagnóstico? Diria que quase. Além de estar presente do organismo ele passou para o feto. É altamente provável que as duas coisas estejam ligadas, que não seja apenas uma coincidência, mas que uma coisa é determinante a outra", afirmou.

Para ele, com o exame, a situação é "toda nova" e ainda há "muitas perguntas sem resposta." "Não temos relatos em lugar nenhum do mundo sobre relação de vírus zika com má relação congênita de qualquer espécie. Afirmar que é necessita de um conhecimento científica comprovado, que não está. Por isso digo que é provável. Nossos cientistas e os do mundo que podem nos ajudar a comprovar causa e efeito", informou. Segundo o ministério, o vírus zika está circulando em 14 Estados do país, entre eles todos do Nordeste, Rio de Janeiro e São Paulo. A doença é nova no país e teve uma primeira epidemia registrada, especialmente no Nordeste.

Continue lendo clicando aqui.