Subscribe:
.

sábado, 14 de novembro de 2015

'Há sangue por todos os lados': Testemunhas relatam noite de terror em Paris

Dezenas de pessoas foram mortas em múltiplos ataques na capital francesa na noite desta sexta-feira

     

Da BBC
charlesnasci@yahoo.com.br

Dezenas de pessoas foram mortas em múltiplos ataques em Paris nesta sexta-feira. A seguir, alguns relatos que testemunhas que estão na cidade concederam à BBC:

'Sangue por todos os lados'
Ao sair da casa de shows Bataclan, onde pessoas foram mantidas reféns, uma testemunha disse que os atiradores "dispararam contra a multidão com uma arma semiautomática", de acordo com a rádio FranceInfo. "Conseguimos escapar. Há sangue por todos os lados."

'Pilha de corpos'
Ben Grant estava em um bar com sua mulher quando um dos ataques ocorreu. Ele disse ter visto seis ou sete corpos no chão e ouvido que os tiros foram disparados a partir de carros. "Há muitos mortos. É horrível, para ser honesto... Estava na parte dos fundos do bar. Não consegui ver nada", ele disse. "Ouvi tiros. As pessoas se jogaram no chão. Colocamos uma mesa sobre nossas cabeças para nos proteger. Ficamos presos no bar porque havia uma pilha de corpos na nossa frente."

'Ouvimos duas grandes explosões'
O jornal Libération cita o jornalista Vicente, que estava no estádio Stade de France, onde a seleção francesa de futebol estava jogando contra a Alemanha. "Todos foram para o campo. Uma multidão de pessoas ansiosas começou a se movimentar em direção à saída após o apito final, ninguém sabia o que tinha ocorrido do lado de fora". "Ouvimos duas grandes explosões no primeiro tempo e depois uma outra menor. Um helicóptero sobrevoava o estádio após o primeiro tempo", ele disse.

"A partida continuou normalmente como se nada tivesse acontecido, mas estávamos acompanhando tudo no Twitter, especialmente o fato do presidente (François) Hollande ter sido evacuado, apesar de nenhum de nós o termos visto sair. Não vi nada do segundo tempo. Houve um anúncio de que as pessoas deviam deixar o estádio pelas saídas sul, norte e oeste, mas muitos espectadores voltaram cinco minutos depois."

Continue lendo clicando aqui.