Subscribe:
.

sábado, 2 de janeiro de 2016

PERSONALIDADE I Maquiavelismo, narcisismo e psicopatia ainda prosperam na sociedade

Mesmo considerados aversivos, esses traços se mantêm presentes na sociedade e são encontrados em várias pessoas com status privilegiado
O maquiavelismo do personagem Frank Underwood, da websérie "House of Cards", interpretado de maneira magistral pelo ator Kevin Spacey, é um exemplo perfeito desse tipo de comportamento (Foto: Netflix/Reprodução)
Do DIARIO DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

Tanto o ambicioso Frank Underwood, protagonista do seriado House of cards, interpretado por Kevin Spacey, quanto a manipuladora Cersei Lannister, retratada em Game of thrones pela atriz Lena Headey, possuem uma característica que é, geralmente, abundante nos vilões mais memoráveis: o maquiavelismo. Somados a esse, outros dois traços costumam vir no pacote, formando a chamada tríade negra: conjunto de características altamente aversivas que engloba também o narcisismo e a psicopatia.

Ainda que aversivos, esses três aspectos de personalidade prosperaram na sociedade e, por isso, são alvo de estudos há décadas. O conceito de maquiavelismo, por exemplo, nasceu nos anos 1960, tendo como inspiração o estrategista italiano Niccolo Machiavelli, autor da clássica obra política O príncipe. Desde então, o termo descreve uma tendência pessoal à insensibilidade e ao afastamento da moralidade convencional, permitindo que o indivíduo busque enganar e usar os outros. Na época, os psicólogos sociais Richard Christie e Florence Geis desenvolveram uma escala que media o grau de maquiavelismo a partir de itens que apontavam, por exemplo, uma visão cínica de mundo e um espírito de manipulação.

Em 2002, a medida foi redesenhada para incluir o aspecto psicológico de um militar da antiguidade até então negligenciado, Sun Tzu. No livro A arte da guerra, o general chinês do século 5 a.C. reforçou a necessidade de planejamento, coalizão e construção de uma reputação para alcançar com sucesso fins maquiavélicos. Ao contrário de psicopatas, que prestam pouca atenção nas consequências de suas decisões, os maquiavélicos planejam tudo com antecedência, constroem alianças e se esforçam para manter uma imagem positiva. Continue lendo clicando aqui.