Subscribe:
.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

MEMÓRIA: "Tata Parteiro", de Casinhas, é um dos personagens do livro que a escritora Fátima Almeida lança neste sábado

Foto: Divulgação/Reprodução
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A escritora Fátima Almeida (foto) lança, neste sábado (13), às 20h, no Angel Recepções, em Surubim, o seu segundo livro, intitulado "Pernambuco, Cidades e Curiosidades", sobre casos interessantes ocorridos nos municípios do Estado. Um capítulo da obra é dedicado ao popular  já falecido  "Tata Parteiro", natural da cidade de Casinhas, e que, como seu próprio apelido supunha, ficou bastante conhecido na região por exercer uma atividade que todo mundo imagina ser exclusiva apenas das mulheres.
Imagem: Reprodução

A autora conta que sua inspiração nasceu durante as "Jornadas Culturais da UBE", programa coordenado por ela que leva escritores de Recife a cidade do interior, dentro de um intercâmbio cultural. A obra é prefaciada pelo acadêmico José Nivaldo Junior e apresentada por Lucilo Varejão Neto. São crônicas que relatam fatos interessantes em vinte cidades pernambucanas.

Além de Casinhas, outras cidades como Angelim, com a história de Pedro das Cobras; Caruaru, com água trazida por Antônio Menino; Bom Jardim, com "o massacre"; Escada, com a Ponte Chora Miséria; Floresta, com a Igreja salva e a Igreja demolida; e Surubim, com o Futeboi, são algumas das curiosidades registradas. Outras cidades como Garanhuns, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Quipapá também participam desse livro que igualmente será lançado em Recife no dia 24 de maio na sede da União Brasileira de Escritores (UBE-PE).

"Não são causos, são acontecimentos da história local dos lugares, fatos curiosos, mas que realmente aconteceram. É um trabalho de pesquisa", resumiu Almeida.

Com informações do Correio do Agreste e Blog Albérico Cassiano.