Subscribe:
.

sábado, 27 de maio de 2017

PERFIL: O leigo mais influente do mundo na hierarquia da Igreja Católica é de Pernambuco

Gilberto Gomes Barbosa nasceu na divisa de Surubim e Bom Jardim, no Agreste do estado. Ele renunciou a um salário de cerca R$ 33 mil ao assumir a presidência da Frater, que tem influência sobre 3,8 milhões de católicos carismáticos só no Brasil
Gilberto esteve no Vaticano cerca de 50 vezes desde 2013, quando se elegeu para presidir a Frater. Ele se reúne com o Papa Francisco cerca de seis vezes ao ano. Já encontrou Bento 16 pelo menos 30 vezes, e chama João Paulo 2º de homem santo. A Frater foi criada na época de João Paulo 2º (Foto: Obra de Maria/divulgação)
Do DIARIO DE PERNAMBUCO (Aline Moura)
charlesnasci@yahoo.com.br

Filho de um marceneiro e uma dona de casa. Natural de Boca de Dois Rios, comunidade que fica na divisa entre os municípios de Surubim e Bom Jardim, no interior do estado. Nascido com ajuda de uma parteira, numa Sexta-feira da Paixão, no dia 12 de abril de 1968. Carismático, sorridente e cristão. Um homem que circula entre os corredores suntuosos do Vaticano, na Itália, e as estradas de chão batido da África. A descrição é de Gilberto Gomes Barbosa, 49 anos. Hoje, o "matuto" do Agreste pernambucano é um dos organizadores do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática, que terá início a partir do dia 31, em Roma, a capital italiana. Gilberto ocupa o mais alto posto que um leigo poderia ter na hierarquia da Igreja Católica como presidente da Fraternidade Internacional das Novas Comunidades de Vida e Aliança de Direito Pontífico (Frater). Ele é o primeiro brasileiro a exercer essa função e está no segundo mandato.

ASSISTA AO DEPOIMENTO INSPIRADOR DE GILBERTO CONCEDIDO À EQUIPE DO DIARIO:

    

Essa é a história do leigo de maior influência da Igreja Católica no mundo, que se encontra com o papa cerca de seis vezes ao ano, representa aqueles que se sentam nos bancos da Igreja e seguem o mesmo credo. A Frater foi criada pelo Conselho Pontifício para os leigos, em novembro de 1990, com o objetivo de integrar cerca de três mil novas comunidades ligadas à Renovação Carismática Católica do mundo. No Brasil, estima-se uma população de católicos carismáticos de 3,8 milhões, todos influenciados pelo pernambucano.
"Eu sou aquele que me identifico com os que sofrem. O mistério do sofrimento me atormenta muito", diz Gilberto, emocionado ao falar de suas missões na África. (Foto: Obra de Maria/divulgação)
Gilberto usa uma medalha no peito com a imagem do Cristo Crucificado no Calvário, ao lado de Maria e o discípulo João aos pés da cruz. De forma tímida, ele aperta as mãos ao contar as histórias de Deus, fixa os olhos para o alto, como se estivesse sonhando, e sorri como se fosse menino do interior. A receita para não se perder entre a suntuosidade do Vaticano e as missões que realiza na África, através da Obra de Maria, do qual é fundador, é simples: dedicação ao que ele chama de "mistério do sofrimento". Ao longo da vida, Gilberto já se encontrou com três papas - João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco. Fez cerca de 50 viagens ao Vaticano, desde 2013, e já visitou a África aproximadamente 50 vezes.

Continue lendo a extensa reportagem do DIARIO clicando aqui. Vale a pena!