Foto: Mário Andrade/Divulgação |
charlesnasci@yahoo.com.br
Vista como uma interessante alternativa para diversificar a economia do Agreste Setentrional, especialmente na zona rural dos municípios, a cultura do caju entra novamente na pauta de alguns dos atuais prefeitos da região. Nos próximos dias 28 e 29 de setembro, pelo menos cinco deles estarão visitando o Campo Experimental da Embrapa, na cidade Pacajus, no Ceará, para conhecer de perto como é realizado o cultivo e manejo do cajueiro anão. A comitiva será formada pelos prefeitos João Camêlo, de Casinhas, Renato Sales, de Vertente do Lério, Alex Robevan, de Santa Maria do Cambucá, e as prefeitas Ana Célia, de Surubim, e Adriana Assunção, de Frei Miguelinho.
A informação é do ex-vereador de Casinhas, Walter Borges, um dos articuladores da visita a Pacajus. "Em junho de 2015, a mesma visita técnica foi realizada com os gestores anteriores de algumas dessas cidades, assim como também à microrregião de Picos, no Piauí, onde puderam conhecer o canteiro de mudas de caju anão precoce da Codevasf. Nas duas ocasiões, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer os êxitos das experiências desses estados tanto com o manejo, o cultivo e o aproveitamento do fruto do cajueiro. Após as viagens, foi realizado o I Seminário da Cajucultura do Agreste Setentrional de Pernambuco, em Surubim e Casinhas, assim como técnicos da Embrapa estiveram nos municípios e viram com bons olhos a implantação de um jardim clonal num dos municípios. Infelizmente, o projeto acabou não funcionando naquele momento por conta, principalmente, da forte estiagem que assolava nossa região", explica Borges.
"Agora, os novos prefeitos estão muitos interessados na retomada do importante projeto, a Embrapa do Ceará, nas pessoas do chefe de Transferência de Tecnologia, Marlos Bezerra, e do supervisor do Setor de Gestão, Afrânio Arley, estão totalmente à disposição para nos prestar todo o apoio que for preciso para o pleno desenvolvimento da nossa experiência e o Governo de Pernambuco, na pessoa do secretário de Agricultura, Nilton Mota, também já sinalizou que garantirá a aquisição de mudas para os municípios", finalizou.