Ex-presidente retribui a visita feita por ela a ele durante o internamento da ex-primeira-dama Marisa Letícia, em fevereiro, em São Paulo, antes do seu falecimento (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação) |
charlesnasci@yahoo.com.br
Em visita a Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na casa da família Campos na noite desta quinta-feira (24), no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. Lula tem encontro com Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos (PSB), e os cinco filhos do casal. No local, está sendo realizada uma festa de aniversário para Maria Eduarda Campos, que completa 25 anos. O encontro do petista com a família dos socialistas também conta com a presença da mãe de Eduardo Campos e ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, o governador do Estado, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.
A reunião de Lula com a família de Renata Campos teria caráter pessoal, uma vez que o ex-presidente gostaria de retribuir a visita feita por ela a ele durante o internamento da ex-primeira-dama Marisa Letícia, em fevereiro, em São Paulo, antes do seu falecimento. Lula teria confidenciado a pessoas próximas que ficou "bastante tocado" com a atitude de Renata.
No entanto, o encontro, que conta com a presença do alto escalão do PSB em Pernambuco, acontece no momento em que há discussões nos bastidores da política sobre a reaproximação do PT com o PSB em período de articulações para as eleições de 2018. O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, esteve recentemente na capital pernambucana e teve um encontro com o governador Paulo Câmara. Já Renata Campos tem sido cortejada por partidos como possibilidade de ser vice em uma chapa presidencial para as eleições de 2018.
Caravana em Pernambuco
O ex-presidente Lula chegou ao Recife nesta quinta-feira (24) para mais uma etapa da sua "Caravana pelo Brasil". O primeiro compromisso oficial de Lula no Estado foi nesta tarde em uma visita ao Museu do Cais do Sertão, no Recife Antigo. Nesta sexta (25), às 10h, o petista vai a Ipojuca, onde participa de um ato em defesa da indústria naval, na faculdade Fajolca, reunindo trabalhadores de sete categorias. Em Ipojuca, a pauta da privatização da Eletrobrás deverá ser abordada. Funcionários da Chesf entregarão um documento pedindo empenho de Lula sobre a causa.
Ainda nesta sexta o petista participará, no Pátio do Carmo, de um ato organizado pela Frente Brasil Popular, que reúne forças políticas de esquerda. Entre os temas abordados, estão a oposição ao governo de Michel Temer (PMDB) e o combate às reformas apresentadas pelo peemedebista. A passagem de Lula por Pernambuco se encerra sábado (26), com uma visita, pela manhã, a pescadores, marisqueiras e à comunidade Brasília Teimosa, revitalizada com recursos do seu governo. A agenda do petista em Pernambuco ainda será acompanhada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que deve desembarcar nesta sexta-feira no Recife.