Subscribe:
.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

À VENDA: Deputada pede preservação da casa onde morou Capiba

Terezinha Nunes: "Capiba é um ícone do Carnaval pernambucano, e não podemos deixar que o imóvel em que ele compôs suas músicas seja usado para outro fim que não seja a preservação da cultura pernambucana" (Foto: Roberto Soares/Divulgação)
Da ALEPE
charlesnasci@yahoo.com.br

A casa onde residiu o compositor Capiba (1904-1997) no bairro do Espinheiro, no Recife, deve receber medidas de preservação, cobrou a deputada Terezinha Nunes (PSDB), no Pequeno Expediente desta segunda (2). A preocupação da parlamentar com o imóvel ocorreu após a notícia de que ele foi colocado à venda pela viúva do compositor.

"Capiba é um ícone do Carnaval pernambucano, e não podemos deixar que o imóvel em que ele compôs suas músicas seja usado para outro fim que não seja a preservação da cultura pernambucana", declarou a deputada. Desocupada desde agosto deste ano, a casa foi colocada à venda pelo valor de R$ 2 milhões, podendo também ser alugada por R$ 8 mil por mês. O imóvel foi erguido há 69 anos e tem pisos, escadas e azulejos originais, além de painéis de fotos relativos ao compositor.

"Entre as propostas recebidas está a de transformar o local em um café e espaço cultural, cujo som ambiente só reproduziria os frevos de Capiba. Mas esse projeto também inclui a construção de quartos para abrir um albergue, o que acarretaria na alteração estrutural do imóvel", explicou a deputada. "Isso levou a uma grande mobilização nas redes sociais para solicitar à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e à Secretaria de Cultura do Recife o empenho para garantir a preservação da casa de Capiba, que poderá ser um ícone para o turismo na cidade", considerou Terezinha Nunes.