Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br
A Secretaria de Agricultura de Casinhas comunica que o prazo para que os produtores façam sua inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) se encerra no próximo dia 31 de maio. A adesão ao CAR é uma das obrigatoriedades previstas no Código Florestal, vigente no país desde 2013. Por isso, o governo já prorrogou algumas vezes o prazo de inscrição para dar mais tempo de agricultores e pecuaristas se regularizarem. Quem não se inscrever poderá ser impedido de tomar crédito rural em agências bancárias, conforme a Lei.
"Mesmo aquelas pessoas que já tem a escritura, um recibo da sua propriedade, é obrigatório realizar essa regularização. Para qualquer informação, inclusive para saber quais empresas fazem o CAR, basta nos procurar na Secretaria de Agricultura", avisa o secretário André Ferreira.
O CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.