Foto: Henrique Silva/Divulgação |
Da REDAÇÃO, com ASCOM CASINHAS
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De acordo com resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação, Casinhas ultrapassou a meta prevista para os anos iniciais do Ensino Fundamental (4ª série e 5º ano), etapa prioritariamente oferecida pelas redes municipais. O município obteve um índice de 5,2, quando a meta era de 4,8. Já nos anos finais (8ª série e 9º ano), o município atingiu a meta projetada, chegando aos 4,4. O resultado é histórico, pois, desde 2007, Casinhas não atingia a meta projetada nesta etapa de ensino.
De acordo com resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação, Casinhas ultrapassou a meta prevista para os anos iniciais do Ensino Fundamental (4ª série e 5º ano), etapa prioritariamente oferecida pelas redes municipais. O município obteve um índice de 5,2, quando a meta era de 4,8. Já nos anos finais (8ª série e 9º ano), o município atingiu a meta projetada, chegando aos 4,4. O resultado é histórico, pois, desde 2007, Casinhas não atingia a meta projetada nesta etapa de ensino.
O prefeito João Camêlo comemorou os números. "Desde que assumimos em 2017, uma das nossas metas sempre foi cuidar mais da Educação do nosso município. Ainda temos muito a avançar, a nossa gestão está sempre em busca de novos métodos para melhorar o ensino. A população de Casinhas pode ter certeza que esses resultados do IDEB só nos inspiram a fazer com que a nossa Educação cresça cada vez mais com muita qualidade. Meus parabéns a todos os profissionais da educação, em especial aos nossos professores", declarou o chefe do Executivo Municipal.
Já o secretário de Educação, Givanildo Melo, compartilhou os resultados com os profissionais da educação do município. "Estamos imensamente felizes com os resultados de nossa educação, alcançados no IDEB, um importantíssimo indicador de qualidade da educação. Este resultado é fruto de um trabalho sério e de uma educação transformadora, que Edifica Valores para a Vida. Representa a soma de esforços de cada professor, de cada gestor escolar, de cada coordenador pedagógico e de cada profissional de nossas escolas, onde aproveito para parabenizá-los e manifestar minha alegria e reconhecimento a cada profissional, que diariamente, firmam com afinco suas ações no chão de nossas escolas", afirmou Melo.
"Os resultados revelam um trabalho sério e estratégico que vem sendo feito pela Secretaria de Educação, com investimentos em formações, acompanhamentos, orientações e diálogos. Reafirma o compromisso e responsabilidade do governo municipal, liderado pelo prefeito João Camêlo, que sempre tem apoiado, investido e incentivado as ações para melhoria da educação de nosso município. E assim Casinhas caminha com a oferta de uma educação de qualidade, de possibilidades", completou.
O IDEB foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP, do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e da Prova Brasil.
O IDEB também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da Educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável à dos países desenvolvidos.