Subscribe:
.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Ibope: Bolsonaro lidera, Ciro e Marina estão empatados e Haddad é apenas o 5º colocado

É o primeiro levantamento do instituto sem um cenário incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Bolsonaro, Ciro e Marina
(Fotos: Google Imagens/Reprodução)
Do DIARIO DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

Depois de suspender a divulgação da sua mais recente pesquisa para a presidência da República noite de terça-feira (4) - enquanto esperava um posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral - o Ibope divulgou os números com um atraso de 24 horas. É o primeiro levantamento do instituto sem um cenário incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja candidatura foi impugnada pelo TSE dentro da Lei da Ficha Limpa, que veta da disputa políticos condenados na 2ª instância da Justiça Brasileira. Sem Lula, o eventual substituto Fernando Haddad aparece apenas na 5ª posição, com 6% das intenções de voto.

A liderança segue com o deputado Jair Bolsonaro (PSL), atingindo 22% das intenções. Na 2ª posição, Ciro Gomes (PDT) igualou o percentual de Marina Silva (Rede) e ambos estão numericamente empatados com 12%. Geraldo Alckmin (PSDB) é o 4º colocado com 9%. Só então, Fernando Haddad surge na lista. Destaque ainda para o crescimento de João Amoêdo (Novo), que chegou aos 3% - lado a lado com Álvaro Dias (Podemos). As entrevistas aconteceram entre os dias 1 e 3 de setembro, em 142 cidades e com 2.002 eleitores. A pesquisa foi contratada pelo jornal O Estado de São Paulo e pela Rede Globo. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança estimado é de 95%.

Segundo turno

No segundo turno das eleições, há uma mudança de cenário. Apesar de liderar as pesquisas para o primeiro turno, o candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, perde para três dos quatro concorrentes, ficando à frente apenas do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Contra Ciro Gomes, Jair Bolsonaro perde com 11% das intenções de voto. No confronto com Marina Silva, ele fica atrás por 10%. Contra Alckmin, o candidato pelo PSL fica com 9% atrás. O único candidato que ele aparece na frente da disputa é Fernando Haddad, com 1% a mais das intenções de votos.