Subscribe:
.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

ELEIÇÕES: Patrícia Domingos entra efetivamente no jogo de 2020

Foto: Divulgação/Reprodução
Do BLOG EDMAR LYRA
charlesnasci@yahoo.com.br

Grande sensação na pré-campanha para a Prefeitura do Recife, a delegada Patrícia Domingos oficializou ontem a sua filiação ao Podemos ao lado do deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente estadual do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, presidente nacional, e do senador Álvaro Dias. O que era uma possibilidade, tornou-se realidade a partir do momento em Patrícia tomou uma decisão partidária. Agora ela é efetivamente pré-candidata a prefeita do Recife e soma-se a João Campos, Marília Arraes, André Ferreira, Daniel Coelho e Mendonça Filho.

     

O primeiro impacto ocorre na construção da oposição, que tem agora uma outsider que representa uma novidade significativa no jogo eleitoral da capital pernambucana. Os pré-candidatos oposicionistas dificilmente conseguirão justificar uma eventual retirada de Patrícia do jogo, mais do que isso, se ela for candidata, os nomes oposicionistas terão dificuldade de construir uma narrativa caso sejam candidatos e correm risco de esvaziamento durante a eleição.

Mais do que uma ameaça à hegemonia do PSB no Recife porque a eleição entra num terreno pantanoso, a pré-candidatura de Patrícia pode ter efeito devastador na oposição, uma vez que todos roeram o osso na hegemonia socialista e ela pode já entrar sentando na janela. Ontem tivemos o grande fato novo da disputa pela prefeitura do Recife.