Subscribe:
.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Ministra Ana Arraes é eleita nova presidente do Tribunal de Contas da União


Da FOLHA DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

A ministra Ana Arraes foi eleita, na terça-feira (1°), a nova presidente do Tribunal de Contas da União. Com o mandato de um ano, ela assume o cargo tendo o ministro Bruno Dantas como vice-presidente e corregedor do tribunal. Pernambucana, ela toma posse do cargo na próxima quinta-feira (10), em cerimônia virtual, mas só inicia o exercício da gestão em 1º de janeiro de 2021. Ao fim do mandato, tem a chance de reeleição por mais um ano. A ministra tomou posse em 2011, quando ocupava o cargo de deputada federal por Pernambuco.

Ela ocupava o cargo de vice-presidente de instituição e agora substituirá o atual presidente e também pernambucano José Múcio, que deixa o TCU pois irá se aposentar.

Ana Arraes é a segunda mulher a ocupar a presidência da corte. Desde 1893, apenas Elvia Lordello Castello Branco ocupou o cargo (em 1994). "Sinto-me honrada por elevar a participação feminina nas tomadas de decisão e pretendo inspirar outras mulheres a alcançarem espaços como este", afirmou a ministra em discurso. A lista de sucessão do TCU prevê que o presidente eleito seja o mais antigo da corte, que ainda não tenha assumido o posto. O TCU é formado por nove ministros e quatro ministros-substitutos. Para a eleição, o quórum mínimo necessário é de cinco ministros.

A nova presidente do TCU é filha do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e avó do prefeito eleito de Recife, João Campos (PSB).