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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Casinhas promove capacitação para atendimento humanizado no CadÚnico


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Com o objetivo de aprimorar e humanizar o atendimento à população, a Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promoveu uma capacitação com a gestora do Cadastro Único, Ceça de Serra Verde, e a atendente Joana Morais, na modalidade de entrevistadoras do CadÚnico. O treinamento aconteceu no formato remoto, no período de 26 a 29 de janeiro deste ano e, ao final, as duas profissionais foram certificadas/habilitadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, em parceria com o Ministério da Cidadania.

"Para alcançar o objetivo de identificar as necessidades das famílias de baixa renda, o entrevistador do Cadastro Único ocupa um papel fundamental, pois ele é responsável por executar as entrevistas com as famílias. Daí, a importância dessa capacitação", explica o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Leonardo Andrade.

Já o Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos Municípios, visando a implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. Devem se inscrever no CadÚnico as famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, e quem ganha até 3 salários mínimos de renda mensal total. Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o CadÚnico como base para seleção das famílias, entre eles o Bolsa Família e o Casa Verde e Amarela.

Os atendimentos para o Cadastro Único/Bolsa Família em Casinhas acontecem de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Na sexta, o expediente é interno para organização dos arquivos. A Central de Atendimento funciona na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que fica localizada na Rua Severino Augusto de Miranda, s/n, Centro, em frente à Prefeitura de Casinhas.

"Uma boa novidade é que estamos organizando um aplicativo para facilitar o atendimento à população de Casinhas por meio do agendamento, onde iremos dispor de horários e dias para ofertarmos aos cidadãos. Tudo com praticidade e organização na logística dos atendimentos, bem como seguindo os protocolos de prevenção contra a Covid-19", pontuou o secretário Leonardo Andrade.