Subscribe:
.

domingo, 7 de março de 2021

Evento em homenagem às mulheres de Casinhas revela jovem aprendiz de violino


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

As gestantes que participaram, na última terça-feira, da programação da Semana da Mulher de Casinhas, também foram presenteadas com a apresentação de um jovem amante de música clássica, que está dando seus primeiros passos na arte do violino. José Alef de Lima Sousa tem 18 anos, é estudante do 3° ano do Ensino Médio e reside na comunidade de Lagoa de Pedra, na Zona Rural do município. Alef tocou e encantou, despertando bastante curiosidade entre as mulheres presentes no evento.

Ele foi revelado pela prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, que o conheceu durante suas andanças pelo município na campanha política do ano passado. "Fiquei encantada quando, ao adentrar sua residência, me deparei com ele tocando violino. Uma verdadeira joia rara. Então, fiz questão de convidá-lo para uma apresentação durante a ação que realizamos esta semana com as gestantes. É um jovem muito inteligente, talentoso e vai longe", atesta Juliana.

"Desde pequeno que ele se identifica muito com arte, desenhos artísticos, origami, culturas não muito tradicionais em nossa região, mas que sempre despertaram sua curiosidade, assim como o gosto pela música, a partir de quando começou a integrar uma banda marcial, começando com percussão, depois sopro, um pouco de cordas. No momento, está apaixonado e dedicado ao violino, que ele começou a tocar no início da pandemia, aprendendo através de vídeos na internet", relata Ivaneide Lima, mãe de Alef.

Integrante da Banda Marcial Salete Niasi, de Surubim, coordenada pelo maestro Guilherme Moura — que sempre incentivou o jovem a se dedicar à música —, Alef está há apenas 1 ano se familiarizando com o instrumento. Ele conta que tem como principal inspiração a obra do compositor italiano Niccolò Paganini, considerado o maior violinista da história e um dos mais importantes expoentes da música do romantismo. "Fiquei muito feliz pelo convite da prefeita Juliana, um pouco tímido, porque ainda estou dando meus primeiros passos, mas acho que foi interessante e bem legal", disse Alef, que aproveitou para revelar um sonho: "Ingressar em um Conservatório de Música".

Crédito da imagem de capa: Mário Andrade.