Subscribe:
.

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Casinhas inicia campanha de vacinação contra a gripe na próxima segunda, dia 12 de abril


Da REDAÇÃO, com ASCOM CASINHAS
charlesnasci@yahoo.com.br

A Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início na próxima segunda-feira, dia 12 de abril, à campanha de vacinação contra a gripe (Influenza vírus H1N1, A e B). A imunização será dividida em três etapas, com término previsto para o dia 9 de julho. 
Na primeira etapa, que vai até o dia 10 de maio, serão vacinados os trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres em período pós-parto de até 45 dias) e indígenas.

Para garantir a dose, basta se dirigir a qualquer um dos postos e/ou unidades básicas de saúde do município, e também à Sala Central de Vacinação da Unidade Mista Cecília Leal de Miranda (UMCLM), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
É obrigatório o uso de máscara e a apresentação da Certidão de Nascimento (no caso das crianças), Declaração de Nascimento da criança (no caso das puérperas) e laudo ou declaração médica (no caso dos portadores de comorbidades); gestantes não precisam apresentar documentação. Conforme o Ministério da Saúde, quem for do grupo prioritário para receber a vacina contra Covid-19 deve aguardar o intervalo de 14 dias para receber a vacina contra Influenza.

Confira o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde para vacinação contra a gripe em 2021:

1ª etapa – 12 de abril a 10 de maio
Público-alvo: trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses à menores de 6 anos, gestantes, puérperas e povos indígenas

2ª etapa – 11 de maio a 8 de junho
Público-alvo: professores e idosos com 60 anos ou mais

3ª etapa – 9 de junho a 9 de julho
Público-alvo: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, Forças armadas, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.