Subscribe:
.

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Casinhas realiza Dia D de vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades nesta quinta-feira

Foto: Mário Andrade/Divulgação

Da REDAÇÃO, com ASCOM CASINHAS
charlesnasci@yahoo.com.br

A Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quinta-feira (6) o Dia D de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades. Preocupada com o cenário de aumento nos casos de Covid em todas as regiões do Estado de Pernambuco, a prefeita Juliana de Chaparral se reuniu com a equipe da Coordenadoria Municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI) e decidiu acelerar a vacinação em nosso município.

"Dessa forma, estaremos oferecendo a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca para as pessoas com comorbidades das etapas 1 e 2. A vacinação desse novo grupo depende do ritmo do recebimento de doses do Ministério da Saúde e do fluxo de aplicação das doses nos municípios. E o município de Casinhas irá vacinar a grande maioria das pessoas com comorbidades ainda esta semana", assegura o coordenador municipal do PNI, Leonardo Cabral.

Portanto, amanhã, os Postos de Saúde de Casinhas estarão funcionando das 8h às 15h com atendimento exclusivo para vacinação contra a Covid-19 todas as pessoas com as comorbidades estabelecidas pelo Ministério da Saúde 
 leia-se, imunossuprimidos e pessoas com Síndrome de Down, transplantadas, vivendo com HIV, obesidade mórbida, doença renal crônica, hipertensão (Grau 2, quando o paciente faz uso de 3 ou mais medicações), gestantes e puérperas com comorbidades, além de pessoas com comorbidades na faixa etária de 55 a 59 anos e aquelas com deficiência permanente, cadastradas no BPC.

A SMS pede também que a população leve o documento de identificação com foto, cartão de vacinação, comprovante de residência e o laudo médico com a CID (Classificação Internacional de Doenças) da comorbidade. Os portadores da Síndrome de Down não precisam apresentar laudo. Lembra ainda que o distanciamento social para vacinação é obrigatório, assim como o uso de máscara e álcool em gel. Pacientes que apresentarem sintomas gripais, deverão aguardar pelo menos 15 dias para se vacinar. Já os profissionais de saúde responsáveis pela aplicação das vacinas deverão estar usando os EPI's, capotes, máscaras de proteção e toucas.

No município de Casinhas, mais de 3 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 até o momento.