charlesnasci@yahoo.com.br
Os participantes foram acolhidos com o café da manhã, logo após foi feita a composição da mesa. A secretária de Educação, Sandreane Domingues, saudou a todos os presentes, fez suas considerações da importância deste momento que a educação está vivenciando como também a necessidade de reflexão e ações concretas na vida de cada estudante do nosso município.
Em seguida foi o momento das construções coletivas nos grupos de trabalhos subdivididos em 6 GT, cada GT com um eixo temático. Vale salientar que nos dias,10 e 12 de novembro, aconteceram os estudos dos eixos da CONAE junto às Escolas do município: Rede Estadual eRede Municipal, representantes dos pais, representação de alunos, representação do Conselho Tutelar, representantes das associações, representantes da sociedade civel, bem como das igrejas do nosso município.
Na oportunidade, a professora de Educação Básica Célia Santos, Doutoranda em Educação (UFPE) na área de Políticas Educacionais e participante do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco, ministrou uma palestra aos participantes. O poeta cordelista casinhense Klébson Oliveira também fez explanação e declamou para os presentes.
Foi um momento de debate e muitos avanços para nosso município.A principal característica de uma Conferência é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades na Política Pública de Educação para os próximos anos. A prefeita Juliana de Chaparral oportunizou todas as condições na realização deste evento prestando todo o suporte, engajamento e articulando com a esfera estadual para que todos sejam ouvidos e as pautas sejam levadas para a Conferência Estadual no ano de 2022.
Fotos: Mário Andrade