Subscribe:
.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Pernambuco autoriza vacinação em crianças com 11 anos que estão fora do grupo prioritário


Da FOLHA DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

O Governo de Pernambuco autorizou, nesta terça-feira (18), o início da imunização de crianças por faixa etária, de forma decrescente, contemplando, inicialmente, as com 11 anos de idade. Antes, apenas crianças de 5 a 11 anos com doenças neurológicas crônicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico poderiam se vacinar.
O avanço se deu por orientação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuação entre o Estado e os gestores municipais após o recebimento de novas 60 mil vacinas infantis no Estado nesta terça.

Com isso, cabe aos gestores de cada cidade se programarem e iniciarem a vacinação, de acordo com a disponibilidade de doses. Também foi anunciado que, além do grupo prioritário já anunciado, os municípios poderão vacinar todos os meninos e meninas de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências permanentes e as pertencentes às Comunidades Tradicionais Quilombolas.

Com a expectativa para chegada de novas doses da vacinas da Pfizer/Comirnaty, indicada para o uso pediátrico, ficou definido que novos avanços por faixa etária serão feitos a partir da disponibilização de doses nos estoques de cada município e das estratégias adotadas para garantir o acesso à imunização.