Subscribe:
.

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Governos do Nordeste são contra reduzir combustível, diz Bolsonaro


Do BLOG DE MAGNO MARTINS
charlesnasci@yahoo.com.br

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, ontem, governadores do Nordeste que questionaram no STF a lei que limitou a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, energia, comunicações e transporte coletivo.
 "Esses 9 governadores entraram na Justiça para não diminuir o preço dos combustíveis. Dos seguintes Estados: Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará. Ou seja, os governadores do Nordeste estão unidos contra você, contra o contribuinte, contra o trabalhador", disse, em live nas redes sociais.

Além de Estados nordestinos, também assinaram a ação no Supremo os governadores do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Segundo os chefes estaduais, o ICMS de combustíveis, petróleo, lubrificantes e energia responderam por quase 30% do valor arrecadado com o imposto. A nova lei determina combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos como essenciais e indispensáveis. Nessa condição, os Estados não podem cobrar taxa superior à alíquota geral de ICMS,
de cerca de 17%.

"Esse pessoal que disse que está ajudando o pobre, mentira. Quer mais que o pobre se exploda", afirmou Bolsonaro. Ele também disse que os governadores nordestinos são de "partidos de esquerda" e fez críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ser contra o teto do ICMS.