Subscribe:
.

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Abandono da PE-86 gera ação civil pública do MPPE


Do BLOG DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Orobó, sob a coordenação do promotor Tiago Meira, instaurou ação civil pública contra o Governo do Estado e contra o Departamento de Estradas de Rodagens de Pernambuco (DER) em decorrência do abandono da obra de pavimentação asfáltica da rodovia PE-86, via que liga os municípios de Orobó e Machados. A assinatura da ordem de serviço para essa obra ocorreu há mais de oito anos.

Nesse período, diversas denúncias e protestos foram realizados pela população. A paralisação do serviço também gerou críticas e reivindicações de políticos e de representantes de classe. No primeiro dia do mês de setembro de 2021, uma audiência pública, de iniciativa do vereador Paulo Brito (MDB), foi realizada na Câmara de Vereadores de Orobó, com a participação de vereadores de Orobó e Machados, do promotor, do gerente regional do DER, Fernando Falcão, e de moradores.

Mesmo com os encaminhamentos acordados na audiência, a obra não foi retomada, gerando dessa vez a representação da ação civil pública na Vara Única da Comarca de Orobó. "Indenizações foram pagas aos moradores das margens da PE 86, mas não adiantou e resultou no abandono de uma obra tão importante para o desenvolvimento regional", detalhou Paulo Brito. Atualmente, a estrada é responsável por grande parte do escoamento da produção de bananas do Agreste.

"Diante do descaso, o promotor de justiça de Orobó, após seu convencimento, instaurou o procedimento já citado e esperamos que dessa vez a solução venha para trazer o sonho dos moradores de Orobó e Machados, que é ter uma rodovia asfaltada, para além de melhorar o tráfego, possa também ajudar no escoamento da produção", reforçou Brito. De acordo com o Tribunal de Justiça de PE (TJPE), a intimação ao governo estadual e ao DER foram expedidas na última terça (13).