Subscribe:
.

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Prefeita chama atenção da população para prazo final da coleta de dados do Censo 2022 em Casinhas


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Com a proximidade do prazo final para a coleta de dados do Censo 2022, a Prefeitura de Casinhas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), faz apelo para que a população colabore com os recenseadores no levantamento das informações.
Em fala nesta sexta (25) no Jornal Integração, da Rádio Integração FM, a prefeita Juliana de Chaparral reafirmou a parceria da gestão no sentido de sensibilizar a população quanto à importância de responder ao questionário do IBGE.

"Hoje, inclusive, estivemos reunidos com os agentes de saúde, diretores de escolas e secretários, junto com toda equipe do IBGE responsável pela coleta de dados este ano em Casinhas, buscando uma grande mobilização junto à população, de hoje até a próxima terça-feira, já que estamos chegando na reta final da contagem para saber quantos habitantes nós temos no município e muitas pessoas ainda faltam responder ao questionário", ressaltou a prefeita.

IMPORTÂNCIA DO LEVANTAMENTO

O levantamento é feito a cada 10 anos no Brasil. Porém, em virtude da pandemia da Covid-19, houve um atraso, e o levantamento foi retomado neste ano, com objetivo de verificar as condições de vida da e perfil socioeconômico da sociedade brasileira. A legislação vigente determina a obrigatoriedade de resposta, bem como o sigilo estatístico das informações coletadas. De modo geral, são requeridos dados relacionados às características gerais dos domicílios e seus moradores, tais como: estado civil, identificação étnico-racial, religião, escolaridade, dados relacionados ao trabalho e renda, estado de saúde, entre outras informações.

JULIANA REFORÇA

A prefeita Juliana de Chaparral aproveitou para reforçar o pedido para que os casinhenses respondam ao questionário do Censo 2022
. Os recenseadores realizam visitas casa a casa com perguntas breves e que são de suma importância para o município.

A prefeita explicou ainda que uma contagem imprecisa do número de habitantes pode inclusive ocasionar a queda de recursos para o município, o que impacta em todos os setores. "A contagem dos moradores que existem em nosso município é muito importante, fundamental para um conjunto de situações, como na saúde, a questão de recursos que o município venha a receber, enfim, é preciso contar todo mundo. Infelizmente ainda está faltando muita gente e já estamos chegando na reta final do levantamento".

"Neste momento, é importante que você assuma o seu papel enquanto cidadão e procure saber se o recenseador já passou na sua casa. Caso ainda não tenha passado, nos avise, mande uma mensagem no WhatsApp da equipe do IBGE que está atuando em nosso município, que é o 
(81) 9 8295-3522, ou entre em contato com um agente de saúde, um diretor escolar ou secretário municipal, que o recenseador vai até a sua casa, especialmente aquelas pessoas que saem cedo para trabalhar e só retornam à noite", concluiu a prefeita.