Subscribe:
.

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Educação em marcha: Raquel anuncia 61 novas escolas em tempo integral


Do JORNAL O PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

No mesmo dia no qual o Diário Oficial do Estado publicou a desapropriação do terreno onde funciona, desde 1906, o Colégio Americano Batista, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou decreto criando 61 novas escolas de tempo integral. A governadora anunciou a medida na noite de ontem, sexta-feira (03.02), através de suas redes sociais.

FALA A GOVERNADORA

"Oi gente.
Acabei de assinar um decreto que vai ser publicado no Diário Oficial de amanhã (hoje, sábado, 04.04), transformando 61 novas escolas do nosso Estado em escolas de tempo integral. Assim a gente vai garantindo mais qualidade no atendimento às nossas crianças no Estado inteiro. Também foi publicado hoje um decreto de declaração de utilidade pública, desapropriando o prédio do Colégio Americano Batista no Centro do Recife. Um local privilegiado e um equipamento que ajudará na transformação da educação de Pernambuco. Vamos em frente, sempre cuidando de gente. É assim que a gente vai transformar Pernambuco."

Veja no vídeo:


O AMERICANO BATISTA

Através de uma medida surpreendente, Raquel garantiu que um espaço secularmente dedicado à educação mantenha o seu objetivo. Garantiu o respeito à memória de gerações e assegurou um marco de qualidade para a educação pública. O espaço estava em processo de venda, seja mediante um leilão para pagamento de dívidas trabalhistas, seja mediante venda para a provável construção de um Shopping Center. Agora, o terreno mantém a sua vocação e retoma o sentido de prestar serviços educacionais gratuitos para alunos de familias sem condições de pagar por uma educação de qualidade.

A ORIGEM

Em 1906, o missionário norte americano W.H. Canadá fundou uma escola para alfabetizar e educar crianças que não tinham condições financeiras de investir em estudos particulares. A escola começou a funcionar num casebre vizinho à primeira Igreja Batista do Recife, inicialmente com treze alunos. Ao longo do tempo, o terreno foi crescendo com doações destinadas a fins educacionais e aquisições também com esse fim.

O DESTINO

Ameaçado de desvio de finalidade e de acabar nas mãos de especuladores imobiliários, o tradicional Colégio Americano Batista foi desapropriado e o espaço será dedicado a um ousado projeto educacional, cujos estudos já estão em andamento. Os detalhes, segundo informações colhidas junto a técnicos envolvidos na sua elaboração, poderão ser anunciados nos próximos meses.