Subscribe:
.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Produção agrícola atrai visitantes à Bom Jardim no início do ano


Do BLOG DE LUÍS CORRÊA
charlesnasci@yahoo.com.br

Desde o dia 24 de janeiro o município do Bom Jardim, Agreste do Estado, tem vivenciado a festa do Co-padroeiro, São Sebastião. As comemorações acontecem nos quatro cantos da cidade, mas o que vem chamando a atenção dos visitantes são as variedades de frutas que o município vem cultivando ao longo dos anos.

Como o maior produtor de limão do Agreste, Bom Jardim tem ao seu favor uma região brejeira que dá para cultivar a fruta na forma de cerqueiro, sem precisar da utilização de irrigação, e alguns produtores têm fontes de água que ajudam nesta atividade. Podemos encontrar esse trabalho nas localidades de Lagoa Comprida, Bizarra, Pindobinha, Várzea Alegre, Pedra Fina, Chã de Preguiça, Cacimba, entre outras.

O coco e a graviola são outras frutas que vem crescendo na cidade. Um dos locais que cultivam esses produtos é a Fazenda Campinas, situada nas margens da PE-90. Através da sua Fábrica Campinas, confecciona polpa e sucos, onde 95% de sua produção são exportadas para estados como São Paulo, Paraná, Bahia e Ceará, ficando 1% de seus produtos a serem consumidos no estado pernambucano. A fábrica vem gerando empregos na região. Atualmente 120 pessoas compõem o quadro de funcionários do estabelecimento. Outro ponto importante no município é o Sítio Pedra Fina, com sua grande quantidade de plantações de graviola.

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Juventude, com a Secretaria de Agricultura do município tem capacitado seus agricultores rurais e vem oferecendo variados cursos. Já foi disponibilizado aos munícipes, através do Programa Qualifica Mais Bom Jardim, os de Culinária Rural, Bolo de Casamento, Bolos e Tortas, Pães, Biscoitos e Bolachas, Bolo de Rolo, de Eletricista e de Microempreendedor Individual. Os locais contemplados com a iniciativa foram Umari, Tamboatá e Bom Jardim. As ações tiveram a parceria do Sebrae, Senac, Senar e da Cope.