Subscribe:
.

segunda-feira, 20 de março de 2023

Deputada Rosa Amorim "ignora" tragédia em Caruaru


Do BLOG CENÁRIO - Américo Rodrigo
charlesnasci@yahoo.com.br

Tendo se candidatado declarando Caruaru como seu domicílio eleitoral, a deputada Rosa Amorim (PT), que, na verdade, vive em Recife há anos, praticamente ignorou a tragédia após as chuvas registradas na Capital do Agreste. Em poucas horas, foram 92 milímetros, superando os 73 milímetros que eram esperados para todo o mês de março. Até a última atualização, 617 pessoas tiveram as casas invadidas pela água.

Você também viu?

Leitores da coluna enviaram imagens que foram publicadas pela parlamentar, chamando atenção para a forma despreocupada como ela tratou o fato. Rosa chegou a compartilhar duas mensagens no Twitter: uma, orientando sobre como se proteger das chuvas e outra falando, superficialmente, sobre a necessidade de ações preventivas.
Já neste domingo (19), após os estragos, representantes do Legislativo e dos poderes Executivo estadual e municipal – incluindo opositores – visitaram áreas afetadas. A petista, por sua vez, preferiu priorizar outras agendas, participando de um evento do MST em Goiana e também do aniversário da Escola Gigantes do Samba, no Recife.

Você também viu?
Governadora Raquel Lyra visita cidades atingidas pelas chuvas e anuncia R$ 23 milhões em investimentos para Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Entre as imagens compartilhadas pela deputada: palavras de ordem, diversão entre amigos, cerveja e samba, mas sem demonstrar qualquer solidariedade aos caruaruenses ou interesse em se envolver, de forma aprofundada, no debate sobre as necessidades da população afetada, seja em relação à infraestrutura, moradia, vulnerabilidade social ou direitos humanos.

Na última sexta-feira (17), o senador Humberto Costa (PT) defendeu que a legenda tenha candidatura própria ao Palácio Jaime Nejaim. E o nome natural para seguir esse plano é o de Rosa Amorim, dado seu tamanho dentro da legenda. Mas para isso, é preciso que ela lembre que sua cidade natal existe e que foi eleita para representar, também e principalmente, Caruaru, já que o município perdeu os três representantes que tinha na Alepe na legislatura passada.