Subscribe:
.

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Raquel Lyra quer alianças com a iniciativa privada para alavancar investimentos

A governadora de Pernambuco assumiu o estado sem recursos para investir, mas fez uma reforma administrativa e pretende mudar a realidade com parcerias

Da EXAME
charlesnasci@yahoo.com.br

Apesar dos indicadores sociais e econômicos negativos no estado, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que a prioridade é superar as dificuldades e fazer com que o estado volte a ser o protagonista no Nordeste. Para isso, ela espera contar também com investimentos da iniciativa privada. "Meu negócio é virar esse jogo. Pernambuco já foi referência no Nordeste, como líder, e no País, como estado protagonista em diversas ações. Viramos campeões em violência, em feminicídio. Mas cheguei com expectativas nas alturas", disse durante jantar com empresários promovido pela Esfera Brasil, em São Paulo, na terça-feira, 2.

Segundo a governadora, o estado tem 10 milhões de habitantes, sendo que 2 milhões não têm acesso à água e vivem em extrema vulnerabilidade. Pernambuco é também campeão em desigualdade, com a região metropolitana mais miserável de todo o Brasil. Raquel reconhece todos os gargalos e aponta a falta de gestão, desperdício e desvio de recursos públicos como problemas a serem enfrentados. Já nos primeiros dias de mandato, fez a reforma administrativa: "Uma reorganização do governo para fazer as entregas que precisamos fazer".

Ela disse que quer fazer mais com menos. Para isso, trabalha em um pacote de justiça fiscal. "Para fazer, do nosso estado, um estado mais amigável para quem quer empreender", explicou. A ideia é mudar o viés punitivo e de fiscalização e abrir Pernambuco para atrair novos negócios e investimentos. Para que o estado volte a crescer, as parcerias são bem-vindas. "Aliança com a iniciativa privada é de extrema importância para poder alavancar investimentos, porque, hoje, o estado, com recurso próprio, tem zero capacidade de investimento. Estamos negativos no balanço e fizemos empréstimo", contou.

Continue lendo clicando aqui.