Um dos capítulos mais importantes da história de Casinhas merece registro e é, sem dúvida, a luta do seu povo por dias melhores. Por volta de 1894, o professor José Merim construiu uma capela dedicada à Nossa Senhora das Dores (atual padroeira). A partir desta pedra fundamental, algumas pequenas casas foram construídas e deram origem ao nome do município. Inicialmente, era um povoado pertencente ao município de Surubim, depois, substancialmente, foi crescendo e tomando as proporções de hoje em dia.
O município de Casinhas é destaque na produção de artesanato, manifestações culturais e na culinária regional. A religiosidade permanece latente na sua gente. A pecuária também é forte e a criação de bovinos é uma importante atividade, sobretudo na produção de leite e derivados. A produção têxtil também é fator gerador de oportunidades e renda, fortalecendo a economia local.
Localizado na região do Agreste Setentrional, a 130 km do Recife, comemora 28 anos de emancipação política nesta quarta-feira, dia 12 de julho. Uma programação especial foi elaborada para festejar a data. Desde o último dia 7, eventos diversos vem acontecendo em alusão à data, a eemplo do Concurso Miss e Mister Emancipação, Saúde em Ação, Festival de Repentistas, Ciranda com a Terceira Idade, Encontro de Bandas, Missa Solene além de várias apresentações culturais e shows musicais, inaugurações e lançamentos de novas obras para a população.
Foto: Mário Andrade