Subscribe:
.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Prefeitura de Casinhas intensifica ações do Setembro Amarelo nos PSF's e escolas do município


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Com o compromisso de levar conscientização e apoio sobre a prevenção do suicídio, a Prefeitura Municipal de Casinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando desde o início do mês uma série de atividades da campanha Setembro Amarelo direcionadas aos estudantes e à população em geral do município. Uma ampla divulgação também vem sendo feita sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa pelo Disque 188.
O pontapé inicial ocorreu no último dia 04 durante encontro realizado no PSF de Serra Verde para conscientizar e sensibilizar a população sobre maneiras de prevenção ao suicídio em forma de palestra e dinâmica. No dia 13, foram realizados encontros na UBS do Catolé, com palestra, dinâmica grupal e café da manhã compartilhado, e no PSF do Junco, que contou com uma roda de conversa com a participação da equipe do Programa Mãe Coruja.
Nessa segunda-feira (18), mais um encontro foi realizado na UBS da Chatinha, com a realização de dinâmicas de apoio, roda de conversa sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e valorização da vida. A ação prosseguiu com uma vivência que contou com a partipação de alunos e equipe da Escola Muncipal Benedito Roseno Freire, da comunidade de Chatinha de Baixo.
Nesta terça (19), a psicóloga Lylian Sales, a enfermeira Sivoneide e a equipe do Mãe Coruja abordaram sobre o tema durante encontro no PSF Urbano. A mobilização também chegou à Escola Municipal João Paulo II, em Vertente do Heráclio, que contou com roda de conversa utilizando a Dinâmica dos Sentimentos.
A Secretaria de Saúde de Casinhas informa que outras escolas também receberão ações semelhantes ao longo do mês, garantindo que a mensagem de prevenção e cuidado alcance o máximo de jovens possível. "A saúde mental das crianças e adolescentes precisa ser preservada e cuidada. E as instituições escolares têm papel importantíssimo nessa missão sendo um ambiente de confiança, respeito e acolhimento todos os meses do ano", destaca a secretária Geysa Lima.