Subscribe:
.

sábado, 2 de setembro de 2023

"Tudo está aumentando, falta aumentar o repasse do FPM para os municípios", cobra Chaparral


Do BLOG DE ALBERES XAVIER
charlesnasci@yahoo.com.br

O deputado estadual Cleber Chaparral, do União Brasil, concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, onde falou sobre os desafios enfrentados pelos municípios pernambucanos diante da queda nos repasses de recursos do FPM. Ele fez um panorama sobre o aumento dos custos, mas que sem os repasses acompanham essa realidade. Chaparral enfatizou o impacto direto nos municípios e suas administrações.

Com uma visão abrangente, o parlamentar observou que essa situação não se restringe a um município isolado, mas afeta todo o estado de Pernambuco. O aumento dos gastos com pessoal e combustíveis, combinado com uma diminuição nos repasses, cria um cenário de dificuldades financeiras para as administrações municipais.

"Todos os anos as coisas aumentam. Aumenta o custo com pessoal, aumenta o combustível, que subiu o preço de novo e por aí vai. Tudo está aumentando, mas não aumenta o repasse para os municípios. Eu não estou aqui falando de um município só, estou falando de todos os municípios que estão sofrendo com essa queda na arrecadação que está prejudicando muito", disse.

Chaparral salientou a importância dos municípios como núcleos vitais para a interação entre políticos e cidadãos. Ele enfatizou que são as prefeituras que recebem as demandas diárias das pessoas, destacando a urgência de mais recursos para atender as necessidades locais. "Afinal de contas é onde mora o povo, onde as pessoas vão bater na porta dos políticos é nos municípios. As pessoas não estão batendo na porta do Governo Federal, não estão batendo na porta do Governo do Estado. O povo está batendo nas portas das prefeituras e dos prefeitos que estão todos os dias lá, sofrendo na pele", destacou.

Para enfrentar esse desafio, o deputado ressaltou que esteve em Brasília, onde buscou medidas junto ao Governo Federal e para ampliar o apoio aos municípios. Ele disse que as soluções devem ser direcionadas às localidades, já que é onde os cidadãos vivem e enfrentam as consequências dessas dificuldades finaceiras. "Estivemos em Brasília e solicitamos para o Governo Federal criar algum meio que possa ajudar mais os municípios e repassar mais recursos porque os problemas estão nos municípios, não estão em Brasília. É no município que a gente vive e convive, então, todo mundo está precisando. É isso que a gente está passando com essa queda do FPM", pontuou.

O alerta de Chaparral para a necessidade de mais recursos e apoio aos municípios é uma chamada à ação para garantir que as administrações locais possam continuar oferecendo serviços essenciais à população, mesmo em face das adversidades econômicas.