Subscribe:
.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Jovem de Casinhas com ceratocone faz vaquinha para comprar lentes no valor de R$ 5 mil


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Diagnosticada desde os 13 anos com ceratocone – doença que causa a redução da espessura da parte central da córnea, podendo até causar cegueira –, a jovem casinhense Rosevilma Pereira de Sousa Nascimento, também conhecida como Vilma, de 24 anos, decidiu fazer uma vaquinha solidária para arrecadar o dinheiro necessário para a compra de lentes de contato capazes de frear a evolução da enfermidade.

Vilma explica que a ceratocone é grave a partir do grau 3, considerado alto, e quando a doença está nesse estágio geralmente o paciente tem a visão bastante afetada e precisa realizar uma cirurgia. "Desde então venho lutando com tratamento de colírios e lentes. Estava na fila de transplante há anos, porém, quando chegou minha vez estava grávida e não pude fazer a cirurgia. Então, tive que voltar para o final da fila, posição essa que poderá durar vários anos novamente", conta.

"Com a gravidez, a doença se agravou mais, com isso, terei que usar lentes esclerais, não posso usar óculos devido o avanço, e enquanto não chega minha vez novamente, terei que usar uma lente mais delicada", acrescenta.

No momento, a solução será usar lentes específicas para a correção do problema, mas que custam R$ 5 mil. No entanto, a família não tem condições de arcar com o valor. "Sem essas lentes, a visão é muito baixa, preciso fazer uso delas todos os dias e, dependendo do grau e avanço da doença, elas só tem a durabilidade de um ano. O SUS não cobre os gastos e todo o meu tratamento é por ele".

"Tenho muitos gastos em relação à doença, então resolvi fazer a vaquinha solidária para quem se sensibilizar e puder ajudar. Sei que as coisas não estão fáceis para ninguém, mas o pouco que você puder ajudar no final de tudo irá somar em muita coisa. O pedido da lente já foi solicitado, porém só poderei pegar com a quantia em mãos. Qualquer valor doado fará muita diferença para mim. São muitos anos de luta, e muitos lutam comigo, assim como muitos sabem da situação da doença. Que Deus abençoe cada um!", finaliza.

Interessados em ajudar a jovem podem doar qualquer quantia para a chave Pix 81 98218 7974, em nome de Rosevilma Pereira de Sousa Nascimento.