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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais deste ano


Do BLOG DANTAS BARRETO
charlesnasci@yahoo.com.br

A Google decidiu economizar dinheiro com advogados no Brasil e, a partir de maio, não permitirá o impulsionamento de notícias que tenham conteúdos políticos. Ou seja, quando se fizer buscas no Google Ads e YouTube sobre um determinado candidato, a notícia poderá não ser encontrada. A decisão da empresa se deu após a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vedou a comercialização de impulsos e radicalizou contra a veiculação de informações inverídicas ou que possam prejudicar o processo das eleições.

Especialista em Direito Eleitoral, o advogado Pablo Bismarck avalia que a atitude da Google é uma retaliação à resolução do TSE. "A empresa teria de contratar um exército de advogados para se defender. São milhares de candidatos nos mais de cinco mil municípios do Brasil. Em cada um, vai ter juiz determinando a retirada de conteúdos. É um custo enorme", observa. Bismarck avalia que todos sairão perdendo, inclusive a Google que já ganhou muito dinheiro em eleições passadas com impulsionamentos de notícias.

Perdem os candidatos com menor estrutura porque terão menos divulgação e aqueles com mais recursos, que têm condições de gastar mais. Contudo, a empresa Meta, que detém o WhatsApp, Instagram e Facebook ainda não se pronunciou sobre como agirá no período eleitoral brasileiro. Em tempos de campanha virtual e de fake news, a Justiça Eleitoral está tomando todos cuidados para garantir a lisura do pleito municipal, porém deixa a dúvida sobre se há ou não censura prévia.