charlesnasci@yahoo.com.br
Segundo Ana Cristina Aguiar, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o encontro foi muito importante para avaliar todas as iniciativas implementadas pelo município em prol das crianças e adolescentes nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. "Todas as propostas apresentadas em 2021 foram minuciosamente analisadas, avaliando pontos, critérios e resultados sistêmicos de 2021 a 2024", afirmou a secretária.
O Fórum também destacou a importância da participação ativa da sociedade civil e de diversas entidades. Em 2021, a proposta do Fórum envolveu a Pastoral da Criança, movimentos sindicalistas, associações comunitárias de agricultores, estudantes e a formação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Estas parcerias foram fundamentais para o sucesso das ações propostas pelo Selo Unicef, incluindo iniciativas como a Busca Vacinal, a Busca Ativa Escolar, o Plano Municipal da Primeira Infância e o Serviço de Convivência.
Ana Cristina Aguiar enfatizou a relevância dessas colaborações: "Todas essas entidades e ações foram essenciais para concluirmos as metas propostas. A participação e o engajamento do NUCA também foi muito importante para que pudéssemo alcançar nosso objetivo". No dia 30 de junho, a Prefeitura de Casinhas encerrará o envio de todos os requisitos, propostas, percentuais, tabelas e comprovações dos projetos realizados pelas secretarias envolvidas. Após isso, o município aguardará os resultados dos municípios aprovados pelo Selo Unicef.
"Estamos confiantes de que conquistaremos essa certificação. Todos os objetivos propostos pelo Selo Unicef foram alcançados com sucesso", concluiu a secretária.
Fotos: Mário Andrade