Subscribe:
.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Doc inédito sobre Noé da Ciranda, dirigido pelo premiado diretor João Marcelo, é lançado hoje em Surubim


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Nesta terça-feira (3), Surubim será palco do lançamento do documentário "Noé da Ciranda", dirigido pelo premiado diretor surubinense João Marcelo. O filme retrata a vida e obra de Noé Souto Maior Barbosa, mais conhecido como Noé da Ciranda, uma figura icônica da cultura popular de Surubim e fundador da Ciranda Rosa Branca. João Marcelo, que foi laureado recentemente com o Kikito de Ouro no Festival de Cinema de Gramado pelo documentário "Cabocolino", traz agora às telas a trajetória desse importante representante da ciranda pernambucana.

O evento faz parte de uma sessão especial do projeto Cinema Itinerante, iniciativa promovida pela Prefeitura de Surubim com apoio da Lei Paulo Gustavo, que visa democratizar o acesso à cultura e valorizar produções locais. Além de "Noé da Ciranda", o público poderá conferir outros filmes que destacam a rica produção cultural do estado, como "Feira de Loré", de Paulo Ricardo, outro surubinense de destaque no cinema pernambucano; "Onde o Coco Roda"; e "Memória Severina", dirigido por João Victor. A exibição é gratuita e acontecerá ao ar livre, na Praça Dídimo Carneiro, no centro de Surubim, a partir das 19h.

NOÉ DA CIRANDA: PATRIMÔNIO VIVO DA CULTURA POPULAR

Noé Souto Maior Barbosa, conhecido como Noé da Ciranda, é uma das figuras mais respeitadas e admiradas da cultura popular de Surubim. Com seu talento inigualável para a improvisação, Noé se destaca entre os cirandeiros de Pernambuco, cativando o público com seus versos espontâneos e sua habilidade em manter vivas as tradições nordestinas. A Ciranda Rosa Branca, fundada por ele, é um símbolo de resistência e celebração da cultura local, levando o nome de Surubim para todos os cantos do estado.