Subscribe:
.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Adeus a Cacá Diegues, um gigante do cinema brasileiro


Da REDAÇÃO - Charles Nascimento
charlesnasci@yahoo.com.br

O cinema nacional perdeu um de seus maiores mestres. Cacá Diegues faleceu aos 84 anos, deixando um conjunto de filmes que atravessa gerações e ajudou a moldar o cinema brasileiro. Tive a honra de encontrá-lo pessoalmente no Cine PE, em 27 de abril de 2012, no Centro de Convenções, em Olinda. Naquela noite, circularam grandes nomes da indústria cinematográfica, como Fernando Meirelles — com quem também fiz um registro fotográfico na ocasião. Mas estar diante de Diegues foi especial. Sua presença traduziria a grandiosidade de um artista que sempre enxergou o Brasil com um olhar crítico e sensível.

Entre os clássicos da sua filmografia, "Bye Bye Brasil" sempre teve um lugar especial para mim. A forma como o filme captura as transformações do país através dos olhos de artistas itinerantes é simplesmente fascinante. Perdi as contas de quantas vezes já assisti a essa obra-prima. É uma joia rara do cinema nacional, um retrato melancólico e belo de um Brasil que se modernizou, mas que nem sempre levava todos consigo.

Cacá Diegues foi um dos pilares do Cinema Novo e ajudou a reerguer a indústria audiovisual do país nos anos 1990. Seu legado vai muito além das telas: ele foi um pensador do Brasil, de sua cultura e de suas contradições. O adeus a Cacá é doloroso, mas sua obra segue viva, inspirando cineastas e espectadores que conhecem o valor de um cinema que reflete e transforma.