Subscribe:
.

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Surubim respira cinema com a 6ª edição da Mostra Amostragem

Paulo Ricardo, idealizador do festival,
em entrevista na Rádio Integração FM
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Surubim dá início, nesta quarta-feira (23), à 6ª edição da Mostra de Cinema - Amostragem, evento que movimenta o cenário cultural da cidade até o próximo domingo (27). Com uma programação inteiramente gratuita, o festival ocupa espaços do centro e das periferias com exibições de filmes, masterclasses, encontros com realizadores e, pela primeira vez, uma mostra competitiva. Idealizada pelo figurinista e diretor de arte Paulo Ricardo da Costa, profissional natural de Surubim com trajetória marcada por colaborações em longas premiados como Amarelo Manga, Árido Movie e A História da Eternidade, a mostra se consolida como uma importante plataforma de difusão do audiovisual brasileiro no interior de Pernambuco.

Em entrevista à Rádio Integração, Paulo destacou o amadurecimento do projeto. "A maior prova do crescimento da mostra é termos, pela primeira vez, uma mostra competitiva. E o mais bonito é ver filmes feitos em Surubim sendo exibidos, o que era impensável quando começamos. Naquela época, a cena audiovisual local era inexistente", relembra o idealizador. O destaque da edição é justamente a Mostra Competitiva Joia do Agreste, que reunirá sete curtas-metragens de diferentes estados e será julgada pelo público. O vencedor receberá o Troféu Joia do Agreste no encerramento, no domingo (27). A premiação homenageia a cidade, conhecida como a Capital da Vaquejada e terra de nomes como Chacrinha e Capiba.

Com incentivo da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo de Pernambuco e o apoio especial da Prefeitura de Surubim, o evento também promove oficinas de formação em escolas públicas e debates sobre a produção audiovisual em territórios periféricos. Além das exibições no Centro Cultural Dr. José Nivaldo, a mostra percorre espaços abertos como a Praça da Chã do Marinheiro e a comunidade rural do Mimoso, ampliando o acesso ao cinema fora dos grandes centros.

Veja a programação completa:


PROGRAMAÇÃO DIVERSA E REPRESENTATIVA

A Amostragem 2025 traz sessões com curtas e longas-metragens produzidos em diversos estados do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Rio Grande do Norte. Entre os títulos em destaque estão O Trem do Soul, de Clementino JR, e O Martírio de Evandro, produção local de 1987 sobre o assassinato do sindicalista Evandro Cavalcanti. A curadoria prioriza obras que dialogam com questões sociais, identidade, memória e resistência, com atenção especial às narrativas de realizadores periféricos. A grade também contempla três masterclasses com temáticas como "Cinema e Identidade" e "Acessibilidade", esta última comandada por Liliana Tavares, do projeto Ver Ouvindo.

FORMAÇÃO DE PÚBLICO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL

Mais do que exibir filmes, o objetivo da Mostra Amostragem é fomentar o gosto pelo cinema entre os moradores da cidade e revelar talentos locais. "Minha preocupação inicial era trazer para Surubim os filmes que nem sempre têm espaço de exibição, mesmo ganhando prêmios. Um filme brasileiro venceu o Oscar este ano, mas muitos desses trabalhos continuam invisíveis dentro do próprio país", reflete Paulo Ricardo
. A Mostra de Cinema Amostragem segue até o domingo (27), quando será realizada a cerimônia de premiação. A expectativa é de público crescente e cada vez mais envolvido com a cultura cinematográfica.