Subscribe:
.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Bancada governista na Câmara de Surubim avalia semestre e projeta foco no trabalho

Em entrevista ao Portal da Cidade Surubim, Júnior Amorim destaca atuação da base aliada e defende diálogo e responsabilidade com os recursos públicos
Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM - Paulo Lago
charlesnasci@yahoo.com.br

A atuação dos vereadores da bancada de situação tem sido importante para garantir o bom andamento dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Surubim. Com uma base comprometida com o diálogo e o desenvolvimento do município, os parlamentares aliados à gestão do prefeito Cleber Chaparral (União Brasil) vêm desempenhando um papel decisivo no envio e aprovação de projetos e na construção de consensos em temas relevantes para a população.

Neste contexto, o Portal da Cidade Surubim conversou com exclusividade com o vereador Júnior Amorim (União Brasil), um dos representantes da bancada governista. Na entrevista, ele fez um balanço das atividades do primeiro semestre de 2025 e comentou os desafios e expectativas para o segundo semestre, que tem início nesta quinta-feira (7 de agosto), às 20h, com a primeira sessão ordinária.

A bancada de situação conta ainda com os vereadores Murilo Barbosa (PP), Micherlan (União Brasil), Izaldo Andrade (PSDB), Kel de Almir (Podemos) e Ana Maria (PT). Apesar de majoritariamente composta por parlamentares em primeiro mandato, Júnior destaca o compromisso e o espírito de equipe do grupo. "Foi um semestre de muito trabalho e presença. Mesmo sendo da bancada de situação, não faltamos com a fiscalização. Apresentamos requerimentos, indicações e projetos sempre que necessário — e alguns já atendidos pelo prefeito Chaparral", afirma Júnior Amorim.

Sobre o desempenho dos colegas, o vereador ressalta a postura colaborativa e responsável. "Os nossos colegas de bancada chegaram com muita determinação, respeito, diálogo e compromisso. Nosso grupo se reúne, debate as pautas e combina um caminho pensando nos serviços e na responsabilidade com os recursos públicos", explica.
DEBATES E MUITAS DISCUSSÕES

O primeiro semestre legislativo também foi marcado por sessões com debates acalorados entre situação e oposição. Para Júnior Amorim (foto), a diversidade de posicionamentos é parte do processo democrático, pois a Câmara é composta por vereadores de diferentes partidos. Isso pode levar a divergências e embates políticos. "Debater é normal. O desrespeito não", ressaltou.

Entre os pontos positivos do semestre, o vereador destaca a aprovação de ações que fortalecem a gestão municipal. "Tivemos projetos e requerimentos aprovados voltados para perfuração e manutenção de poços, pavimentações, cozinhas comunitárias, reformas de escolas, suplementações de crédito, piso salarial do magistério, adicional dos guardas e agentes de trânsito, auxílio tecnológico para gestores, entre outros".

Sobre os pedidos de informação apresentados pela oposição, Júnior defende o instrumento, mas faz um alerta. "É legítimo. Tratamos com seriedade e o Executivo tem respondido dentro do prazo. O que pedimos é coerência. Se a resposta esclarece, que seja lida e divulgada. Inclusive já cobrei isso em sessão. Quando o pedido vem bem feito, ajuda. Quando é só para criar manchete, os dados mostram e seguimos trabalhando", comentou.
PAUTAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE NA CÂMARA

Temas como orçamento, saúde, educação, transporte escolar e manutenção urbana e rural devem dominar a pauta das próximas sessões, segundo o vereador. Para o segundo semestre, a expectativa é de avanços com diálogo e participação popular. "Queremos manter a cooperação e a transparência, aprovando projetos importantes para nossa cidade. A participação da sociedade é fundamental", reforçou o vereador.

Por fim, Junior Amorim destaca que o papel é contribuir para o desenvolvimento de Surubim. E abraça todos que fazem a Casa Euclides Mota. "Em nome do presidente Luciano Medeiros Filho, o Bomba (PSB), que tem conduzido os trabalhos com equilíbrio e respeito entre os pares", concluiu.