Subscribe:
.

domingo, 24 de agosto de 2025

Maioria rejeita novo mandato de Lula, aponta Quaest

Apesar da desvantagem, houve melhora em relação a três meses atrás
De O ANTAGONISTA
charlesnasci@yahoo.com.br

A maioria dos brasileiros não quer Lula por mais quatro anos no Planalto. Segundo levantamento da Quaest, realizado entre 13 e 17 de agosto, 58% responderam 'não' quando questionados se o presidente merece um novo mandato, enquanto 39% disseram 'sim'. O avanço de Lula foi puxado pelo Nordeste. Na região, 52% passaram a defender que ele continue mais quatro anos, contra 44% que se opõem. Em maio, o quadro era inverso. Já no Sudeste, a situação permanece desfavorável: 61% rejeitam um novo mandato, ante 36% que apoiam.

APROVAÇÃO DE LULA AVANÇA

Outra parte do levantamento da Quaest, divulgado na última quarta-feira, 20, apontou melhora nos índices de aprovação do presidente. O percentual de brasileiros que aprovam Lula subiu de 43% em julho para 46% em agosto, enquanto a desaprovação caiu de 53% para 51%. Em maio, os números eram de 40% e 57%, respectivamente. A avaliação do governo também evoluiu: os que o consideram "positivo" passaram de 28% para 31%, enquanto os que veem como "negativo" caíram de 40% para 39%. A percepção de governo "regular" ficou estável, oscilando de 28% para 27%.

PERCEPÇÃO SOBRE PREÇOS

Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, a melhora está ligada à percepção de queda nos preços dos alimentos. Em agosto, 60% disseram notar alta nos preços, mas esse índice já foi de 76% em julho. Outros 18% afirmaram ter percebido redução nos valores, o dobro do mês anterior. Esse "alívio no bolso", disse Nunes, impulsionou a popularidade do governo, sobretudo entre os mais pobres. Ainda assim, 70% dos entrevistados afirmaram que o poder de compra caiu em comparação a agosto de 2024 — número menor que os 80% registrados em julho. A Quaest entrevistou 2.004 pessoas entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.