Subscribe:
.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Orobó recebe festival de cinema com 48 produções independentes

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O município de Orobó, no Agreste pernambucano, vai respirar cinema entre os dias 4 e 11 de outubro de 2025. A cidade recebe a IV edição da Orocine – Mostra Orobó de Cinema, que este ano traz como tema "Patrimônio e Memória em Cena". O evento, totalmente gratuito, promete ocupar ruas, praças e escolas com a exibição de produções independentes, além de debates, oficinas e rodas de conversa.

A mostra reafirma seu papel de democratizar o acesso ao audiovisual e fortalecer a produção que nasce fora dos grandes centros. Nesta edição, foram 689 filmes inscritos, com 48 curtas-metragens selecionados por uma curadoria especializada. As sessões serão presenciais e online, com itinerâncias em povoados e distritos, alcançando comunidades como Matinadas, Feira Nova e Chã do Rocha.

"O cinema do interior é forte, diverso e urgente. A Orocine nasceu do desejo de devolver ao nosso povo o direito de se ver na tela e de contar suas próprias histórias. Este ano, com o tema Patrimônio e Memória em Cena, buscamos resgatar e valorizar nossas origens", destaca o idealizador e coordenador geral Carlos Kamara.
PROGRAMAÇÃO DIVERSA

Serão sete mostras, entre competitivas e paralelas, exibindo produções pernambucanas e de outras regiões do país. Além das exibições, o público poderá participar de oficinas de formação, entre elas a de Direção de Arte, ministrada pela diretora de arte e artista visual Lia Letícia, que vai compartilhar experiências sobre pesquisa estética, referências criativas e processos de construção visual em cinema.

Outro destaque será o encerramento, em 11 de outubro, com a exibição especial do longa "Luiz Gonzaga – Légua Tirana" (2025), dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho. O filme revisita a infância e adolescência do Rei do Baião, dialogando diretamente com o tema desta edição.
REALIZAÇÃO

A Orocine é uma realização independente, com incentivo do Funcultura, produção da Âmbar Produtora e co-produção da Vital Cultural.

Informações e inscrições para oficinas: orocineformacao@gmail.com
Programação completa e novidades: @mostraorocine